Fechar
Home Conselho Deliberativo Conselho Deliberativo aprova peça orçamentária da Afresp para 2021

Conselho Deliberativo aprova peça orçamentária da Afresp para 2021

28 de novembro de 2020 Conselho Deliberativo

Neste sábado (28), o Conselho Deliberativo realizou, por meio de plataforma de videoconferência, Reunião Ordinária cujo assunto principal foi a deliberação acerca da proposta orçamentária da associação para o ano de 2021.

Com a presença de 16 conselheiros titulares e 4 suplentes – todos com direito a voto, o encontro virtual que durou cerca de 3 horas contou também com a presença do Diretor Financeiro da Afresp Luan Zacharias, com a gerente financeira da entidade Raquel Gonçalez, e com três associados que participaram como ouvintes.

Após a abertura do encontro pelo Presidente em exercício do C.D., Miguel Angelo Carvalho da Silva, o Presidente da Comissão Fiscal, Pedro Ventura Esteves (Sorocaba), apresentou ao plenário o parecer técnico referente à proposta orçamentária encaminhada pela Diretoria Executiva da Afresp, o qual sugeriu a aprovação da peça com as seguintes recomendações:

  • Redução das despesas administrativas e operacionais da Afresp como um todo;
  • Revisão dos procedimentos operacionais da Amafresp a fim de reduzir custos para os filiados;
  • Busca de novas receitas para a associação, permitindo sua sustentabilidade a logo prazo e uma menor dependência de valores pagos pelos associados;
  • Estudos para utilização de valores não vinculados e atualmente aplicados em fundos de baixo risco e de liquidez imediata, permitindo maior rentabilidade e com isso proporcionando mais benefícios aos associados;
  • Estudo nas alterações propostas na Amafresp para redução de custos e da cota do plano;
  • Execução orçamentária que consiga se manter próxima aos índices de inflação, mantendo-a compatível com a realidade salarial da classe.

Ao término da exposição, a matéria foi posta em discussão no plenário para esclarecimento de dúvidas com os membros da Diretoria Financeira e para realização de apontamentos sobre a proposta orçamentária. Posteriormente, o tema foi encaminhado para votação e aprovado por unanimidade pelos conselheiros.

Além do assunto principal, o Conselho Deliberativo apreciou a Ata da Reunião Extraordinária realizada em 12 de novembro, aprovando-a por maioria de votos.

Na reta final da reunião, o Presidente em exercício do C.D., Miguel Angelo Carvalho da Silva, reiterou os elogios à Comissão Fiscal e aos demais conselheiros e reforçou a importância do comparecimento às urnas no próximo dia 10 de dezembro para o pleito eleitoral da Afresp, desejando também uma votação tranquila e segura a todos.