Conselho Deliberativo aprova construção do Centro de Convivência Urbano da Capital
[datar]No sábado, 22 de agosto, o Conselho Deliberativo se reuniu, na sede da Afresp. Estiveram presentes 19 Conselheiros titulares e quatro suplentes. Por motivos de saúde, o presidente do Conselho, Paulo Henrique Cruz, não compareceu. O vice-presidente, Luiz Carlos Benício, também não pôde comparecer. O 1º secretário, Pedro de Oliveira Abrahão, assumiu a presidência da reunião, e teve como membros da mesa diretora o 2º secretário, Leandro Radusweski Quintal, e o Conselheiro Hélio Bandeira.
O primeiro item da pauta foi a aprovação da ata da reunião do dia 20 de junho. Ela foi aprovada, e obteve três abstenções. Em seguida, foi colocada em votação a ata da reunião de 25 de julho, que foi aprovada com cinco abstenções.
O Processo C.D. 03/2015, sobre o ressarcimento de despesas médicas a um associado, foi amplamente discutido pelos Conselheiros que, na sua maioria, não aprovaram o ressarcimento. Os Conselheiros Eduardo Gonçalves e Antenor Roberto Barbosa votaram a favor.
O item seguinte foi sobre a prestação de contas sobre a reforma do refeitório da Afresp, que passou por obras de manutenção. A diretora Administrativa, Angela Manzoti Nahman, prestou esclarecimentos sobre os gastos com as obras. O Conselheiro Helio Bandeira apontou que foi apresentado somente um orçamento de uma empresa para realizar o trabalho no refeitório. Ele disse que seriam necessários mais duas cotações para se determinar o valor mais adequado.
Angela explicou que, como a obra precisava ser feita em regime emergencial, não foram feitas as demais cotações, e que a empresa contratada já havia feito um trabalho anteriormente, na reforma da cobertura do prédio da sede. A mesa diretora sugeriu que as contas fossem aprovadas, com a recomendação que, das próximas vezes, a diretoria Executiva apresente três orçamentos para a realização de obras de grande vulto ou, no caso de obras emergenciais, seja apresentada uma justificativa. Também se recomendou que a Afresp providencie um cadastro atualizado de empresas fornecedoras e prestadoras de serviço.
Foram feitas duas votações. A primeira, da prestação de contas da reforma no refeitório, foi aprovada por unanimidade. A segunda, com a recomendação do Conselho, foi aprovada pela maioria dos membros. Recebeu dois votos contrários, de Tiago Gabriel de Oliveira e Miguel Ângelo da Silva, e as abstenções de James Grejo, Sebastião Tadeu Vasconcelos, Diego Freitas Rodrigues dos Santos, José Correa de Barros Neto e Fabiano Buchetti de Souza.
O próximo item foi a aprovação de verba suplementar para a realização do 4º Encontro da Família Afresp, do Seminário Internacional e da Assembleia da Febrafite, que se realizarão entre os dias 14 e 20 de setembro no Casa Grande Hotel Resort & Spa Guarujá. O 1º tesoureiro e diretor Financeiro, Denis Mângia Maciel, e o diretor de Comunicação, José Roberto Soares Lobato, participaram da reunião e puderam sanar as dúvidas dos Conselheiros.
Lobato explicou a importância da realização do Seminário para a classe, com a discussão do ICMS em nível nacional e da projeção de uma imagem positiva dos Agentes Fiscais de Rendas para a sociedade e imprensa. Denis explicou como funcionarão as reservas do hotel para autoridades, palestrantes, jornalistas e participantes de ambos os eventos.
O presidente da Comissão Fiscal, José Carlos Miguel de Mendonça, questionou a taxa de ocupação do hotel pelos associados, de forma que a Afresp não precise arcar com a despesa em caso de não comparecimento dos participantes. Denis explicou que foi reduzido o número de quartos reservados para o evento, em vista do que ocorreu no Encontro da Família em 2014, quando esse número havia sido superdimensionado. Lobato disse que esteve com o Secretário da Fazenda, Renato Villela, que se mostrou muito favorável à realização do Seminário e manifestou apoio integral. O pedido de verba suplementar para a realização do Seminário foi aprovado por unanimidade.
Em seguida, foi apresentado o pedido de verba suplementar para a criação do Centro de Convivência Urbano da Capital. O diretor Adjunto da Sede/Predião, Eugenio Satoshi Kobayashi, explicou que já foi escolhido o local onde ficará o Centro, um prédio bem próximo à Sede da Secretaria, e que, para adequar os dois andares onde ele ficará localizado, foram contatados cinco escritórios de arquitetura para a elaboração do projeto. Três apresentaram seus trabalhos, e foi escolhido um, pela comissão que estruturou o projeto.
Eugenio mostrou a planta com as sugestões apresentadas pelo escritório de arquitetura, com detalhamento dos ambientes, móveis e decoração. Para cobrir todas as despesas com as obras de readequação do ambiente (incluindo as novas instalações hidráulicas e elétricas), o valor solicitado para o trabalho foi de R$ 600.000,00. Os Conselheiros destacaram alguns pontos importantes para a realização da obra: o controle de acesso dos associados ao Centro de Convivência, a segurança dos elevadores do prédio e da liberação do alvará de funcionamento por parte da Prefeitura de São Paulo e dos Bombeiros.
Os Conselheiros ficaram impressionados com o trabalho mostrado, e frisaram que é muito importante ter um espaço voltado aos AFRs, não somente da Sede e das DRTCs, mas também dos associados de todo o estado, que precisam vir a São Paulo em eventos da Secretaria. Eles foram unânimes na aprovação da verba. Ao final, foram discutidos assuntos de interesse da classe.