Ontem (26/08), ocorreu, por videoconferência, a terceira reunião ordinária de 2022 do Conselho Deliberativo (CD) da Afresp, que contou com a presença de 20 conselheiros titulares, 3 suplentes e de membros da Diretoria Executiva, sendo o presidente Carlos Leony, o 1º tesoureiro Demetrius Queiroz do Rêgo Barros e a 2ª tesoureira Janaína Coral Zacarchenco.
No início da reunião, que durou quase 3 horas, o vice-presidente do CD Antônio Guerra compôs a mesa diretora para a condução dos trabalhos. Em seguida, antes de tratar os itens da pauta, o vice-presidente convidou Roberto Chiaverini, ali presente, para dar uma breve palavra aos conselheiros. O colega agradeceu a homenagem recebida da Associação por meio da nomeação do auditório da sede social como Auditório AFR Roberto Chiaverini. Durante sua mensagem, o homenageado relembrou a todos as lutas e conquistas da classe.
Logo na sequência, o presidente Leony foi convidado a prestar algumas palavras ao Chiaverini, que ressaltou o quanto é merecido que esse ilustre colega tenha seu nome eternizado à frente do auditório da sede social após décadas de dedicação à classe e à Afresp. Leony também agradeceu ao Chiaverini pela recente e inestimável ajuda prestada à Afresp na regularização do registro da construção do prédio da sede. Diversos conselheiros usaram a palavra para prestar suas homenagens ao colega Chiaverini. O vice-presidente abriu a palavra aos associados que participaram da reunião como ouvintes, os quais teceram palavras de elogio e cumprimentaram o Colega Chiaverini pelo trabalho realizado durante 58 anos como Associado, 39 como Conselheiro e 3 como Assessor da Presidência do CD.
Em seguida, o primeiro item da pauta do dia foi a votação, ata da reunião extraordinária de 25 de junho de 2022, aprovada por unanimidade.
Dando sequência à ordem do dia, o vice-presidente Guerra passou ao segundo item da pauta que tratou do Processo C. D. n° 05/2022 – Balanço Anual da Afresp referente ao exercício de 2021. Para isso, foi passada a palavra ao conselheiro Márcio Lima para apresentação do parecer da Comissão Fiscal aos demais membros do Conselho. Em seguida, o 1º tesoureiro Demétrius Queiroz do Rêgo Barros pediu a palavra para breves considerações. Com isso, o parecer foi colocado em votação e aprovado por unanimidade.
O próximo item da pauta tratou do Processo C. D. n° 08/2022 – Revogação e nomeação de Diretores para atividades organizacionais da Afresp. O processo é referente ao ofício 032/22 enviado pela diretoria executiva com 3 portarias para conhecimento do Conselho Deliberativo. Uma das portarias revogou a nomeação de Jorge Corrêa de Araújo como diretor designado de Esportes devido à sua candidatura ao cargo de deputado federal. O mesmo processo contemplou ainda a nomeação de José Carlos Vani, como novo membro da comissão do Fundafresp, e a revogação das nomeações de Evelyn Quilles Moura e Gabriela Maia Lubies de Sousa como membros da comissão do Fundafresp.
Já o último item da pauta, que tratou de outros assuntos de interesse da classe, contou com uma apresentação do presidente Carlos Leony sobre o projeto Novo Marco Institucional, Científico e Normativo para a Administração Tributária do Estado de São Paulo. O projeto contará com diversas iniciativas para o engajamento de toda a classe na construção do texto da Lei Orgânica e para a concretização do marco institucional, científico e normativo junto ao Governo do Estado de São Paulo. Todas as atividades acontecerão entre setembro e outubro, culminando na entrega do texto da Lei Orgânica ao governador e aos candidatos que concorrerão em segundo turno, dando início à discussão do projeto dentro do Executivo com o consequente encaminhamento à Assembleia Legislativa de São Paulo.
Após o esclarecimento de dúvidas e outros breves comentários, a reunião foi finalizada.