Fechar
Home Notícia Conselho Deliberativo aprova as contas da Afresp de 2016

Conselho Deliberativo aprova as contas da Afresp de 2016

24 de junho de 2017 Notícia

Conselho Deliberativo aprova as contas da Afresp de 2016

[datar]

Os membros do Conselho Deliberativo se reuniram no dia 24 de junho, na sede da Afresp. Compareceram 11 Conselheiros titulares e quatro suplentes. No encontro, foi homenageado o AFR e prefeito de Votuporanga, João Eduardo Dado Leite de Carvalho, que foi presidente da Afresp por 12 anos (entre 1988 e 2000).

Estiveram presentes na reunião, pela Mesa Diretora, o presidente do Conselho, Paulo Henrique Cruz; o vice-presidente, Luiz Carlos Benício; o 1º secretário, Pedro de Oliveira Abrahão; e o 2º secretário, Leandro Radusweski Quintal. Pela diretoria Executiva, compareceram o presidente da Afresp, Rodrigo Keidel Spada; o 2º tesoureiro e diretor de RH, José Carlos Libano; o diretor Regional da Sede/Predião, Eugenio Satoshi Kobayashi. Pela Secretaria da Fazenda, compareceram o CAT, Luiz Claudio R. de Carvalho; o diretor da DEAT, Marcelo Bergamasco; e o coordenador do CSTC (Coordenadoria de Serviços e Tecnologia Compartilhada), Eduardo Mota, Coordenadoria cujo decreto de criação foi publicado no dia 24/06 no Diário Oficial.

Os presidentes da Afresp, Rodrigo Spada; e do Conselho, Paulo Henrique Cruz; o assessor da mesa diretora do C.D., Roberto Chiaverini; o CAT Luiz Claudio de Carvalho; o coordenador da CSTC, Eduardo Mota, e o diretor da DEAT, Marcelo Bergamasco, lembraram a trajetória vencedora e de unificação da classe de João Dado e sua importância para a categoria.

O presidente da Afresp, Rodrigo Spada; o prefeito de Votuporanga e AFR João Dado; e o presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Cruz
O presidente da Afresp, Rodrigo Spada; o prefeito de Votuporanga e AFR João Dado; e o presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Cruz

O prefeito de Votuporanga e AFR João Dado, emocionado, agradeceu a homenagem. “Isso vai ficar na minha vida para sempre. Enquanto estive aqui, fiz apenas o meu trabalho. É uma honra estar aqui. Que possamos reunir as diretorias Executivas e C.D. das duas entidades [Afresp e Sinafresp], para discutir assuntos de interesse da classe e mostrar união da categoria. O poder político somente se sensibiliza se observar que quem reivindica está forte e unido”, disse.

Todos os Conselheiros, diretores, coordenadores da Secretaria da Fazenda e convidados presentes à homenagem ao AFR João Dado
Todos os Conselheiros, diretores, coordenadores da Secretaria da Fazenda e convidados presentes na homenagem ao AFR João Dado

Na ocasião, foi apresentada a nova CSTC (Coordenadoria de Serviços e Tecnologia Compartilhados) pelo seu coordenador, Eduardo Mota. A CSTC foi criada com o Decreto Nº 62.640, de 23 de junho de 2017, substitui a CTG (Coordenadoria de Tecnologia e Gestão Estratégica) e tem o objetivo de flexibilizar o atendimento às demais coordenadorias e diretorias da Secretaria da Fazenda, de modo horizontal. “Em vez de ter uma estrutura hierarquizada, a CSTC perpassa as coordenadorias e diretorias da Sefaz, que podem fazer suas solicitações diretamente para quem executa a tecnologia. Isso dá mais efetividade e eficiência ao trabalho”, disse Eduardo.

Em seguida, foi colocada em votação a ata da reunião do dia 20 de maio, que foi aprovada com seis abstenções. Depois, foi colocado em discussão o requerimento do Conselheiro Luiz Carlos Benício sobre a instituição e regulamentação da presença do Conselheiro Nato no C.D. (atualmente não há Conselheiros Natos na sua composição). Foi levantada uma questão de ordem, sobre a proposta estar ferindo o Estatuto. Foi feita a sugestão de que o assunto fosse encaminhado ao departamento Jurídico da Afresp.

Diante disso, foram efetuadas duas votações. A primeira, com relação ao envio para o departamento Jurídico ou a imediata votação da matéria. Depois de bastante discussão, os Conselheiros colocaram o assunto em votação. Venceu a proposta de que o assunto poderia ser votado de imediato. A regulamentação do Conselheiro Nato foi aprovada com sete votos, teve quatro contrários e duas abstenções.

O Conselheiro Nato deve estar sujeito às condições previstas no Regimento Interno do Conselho e a um termo de posse. Estas situações são necessárias, pois só podem alcançar este status pessoas que efetivamente trabalharam pela e na entidade, gerando assim continuidade no bem-estar da Afresp. Outrossim, a instituição do Conselheiro Nato é necessária, pois dá amplitude na sinergia nos negócios da entidade e gera fatores de união.

Foi apresentado o relatório de acompanhamento orçamentário do 1º trimestre de 2017 da Afresp. O presidente da Comissão Fiscal, Henning Von Rautenfeld, leu o documento para os presentes. Em seguida, foi lido o parecer da Comissão Fiscal sobre o Balanço Anual do exercício de 2016 da Afresp pelo Conselheiro José Carlos Miguel de Mendonça. O 2º tesoureiro, José Carlos Libano, e a gerente financeira, Raquel Gonçalez, esclareceram as dúvidas dos Conselheiros. A conclusão foi de que não havia óbices para a aprovação das contas da Afresp em 2016. As contas foram aprovadas por unanimidade pelos Conselheiros.

O próximo item da reunião foi a apresentação da solicitação de abertura de crédito adicional para o Centro de Convivência Urbano (CCU) – Predião, pelo diretor Regional Eugenio Satoshi Kobayashi. Ele estará localizado nos 12º e 13º andares, de 187 mcada, de um prédio na avenida Rangel Pestana, 203. A aprovação da reforma e adequação dos dois andares ocorreu na reunião do Conselho Deliberativo de 22 de agosto de 2015. A solicitação de crédito adicional é devido ao melhor detalhamento do documento-base, que gerou o orçamento. A votação da abertura de crédito adicional será feita na próxima reunião do Conselho, no dia 8 de julho de 2017.

O último item da pauta foi a apresentação de proposta do Conselheiro Luiz Carlos Benicio, sobre estudo de viabilidade de aquisição de imóvel no ABCD, para ampliação da sede hoje existente. O envio do ofício foi aprovado.


Clique aqui
Atendimento Afresp
Olá, bem-vindo à Afresp. Como podemos ajudar?