Conselho Deliberativo aprova as contas da Afresp de 2016
[datar]Os membros do Conselho Deliberativo se reuniram no dia 24 de junho, na sede da Afresp. Compareceram 11 Conselheiros titulares e quatro suplentes. No encontro, foi homenageado o AFR e prefeito de Votuporanga, João Eduardo Dado Leite de Carvalho, que foi presidente da Afresp por 12 anos (entre 1988 e 2000).
Estiveram presentes na reunião, pela Mesa Diretora, o presidente do Conselho, Paulo Henrique Cruz; o vice-presidente, Luiz Carlos Benício; o 1º secretário, Pedro de Oliveira Abrahão; e o 2º secretário, Leandro Radusweski Quintal. Pela diretoria Executiva, compareceram o presidente da Afresp, Rodrigo Keidel Spada; o 2º tesoureiro e diretor de RH, José Carlos Libano; o diretor Regional da Sede/Predião, Eugenio Satoshi Kobayashi. Pela Secretaria da Fazenda, compareceram o CAT, Luiz Claudio R. de Carvalho; o diretor da DEAT, Marcelo Bergamasco; e o coordenador do CSTC (Coordenadoria de Serviços e Tecnologia Compartilhada), Eduardo Mota, Coordenadoria cujo decreto de criação foi publicado no dia 24/06 no Diário Oficial.
Os presidentes da Afresp, Rodrigo Spada; e do Conselho, Paulo Henrique Cruz; o assessor da mesa diretora do C.D., Roberto Chiaverini; o CAT Luiz Claudio de Carvalho; o coordenador da CSTC, Eduardo Mota, e o diretor da DEAT, Marcelo Bergamasco, lembraram a trajetória vencedora e de unificação da classe de João Dado e sua importância para a categoria.
O prefeito de Votuporanga e AFR João Dado, emocionado, agradeceu a homenagem. “Isso vai ficar na minha vida para sempre. Enquanto estive aqui, fiz apenas o meu trabalho. É uma honra estar aqui. Que possamos reunir as diretorias Executivas e C.D. das duas entidades [Afresp e Sinafresp], para discutir assuntos de interesse da classe e mostrar união da categoria. O poder político somente se sensibiliza se observar que quem reivindica está forte e unido”, disse.
Na ocasião, foi apresentada a nova CSTC (Coordenadoria de Serviços e Tecnologia Compartilhados) pelo seu coordenador, Eduardo Mota. A CSTC foi criada com o Decreto Nº 62.640, de 23 de junho de 2017, substitui a CTG (Coordenadoria de Tecnologia e Gestão Estratégica) e tem o objetivo de flexibilizar o atendimento às demais coordenadorias e diretorias da Secretaria da Fazenda, de modo horizontal. “Em vez de ter uma estrutura hierarquizada, a CSTC perpassa as coordenadorias e diretorias da Sefaz, que podem fazer suas solicitações diretamente para quem executa a tecnologia. Isso dá mais efetividade e eficiência ao trabalho”, disse Eduardo.
Em seguida, foi colocada em votação a ata da reunião do dia 20 de maio, que foi aprovada com seis abstenções. Depois, foi colocado em discussão o requerimento do Conselheiro Luiz Carlos Benício sobre a instituição e regulamentação da presença do Conselheiro Nato no C.D. (atualmente não há Conselheiros Natos na sua composição). Foi levantada uma questão de ordem, sobre a proposta estar ferindo o Estatuto. Foi feita a sugestão de que o assunto fosse encaminhado ao departamento Jurídico da Afresp.
Diante disso, foram efetuadas duas votações. A primeira, com relação ao envio para o departamento Jurídico ou a imediata votação da matéria. Depois de bastante discussão, os Conselheiros colocaram o assunto em votação. Venceu a proposta de que o assunto poderia ser votado de imediato. A regulamentação do Conselheiro Nato foi aprovada com sete votos, teve quatro contrários e duas abstenções.
O Conselheiro Nato deve estar sujeito às condições previstas no Regimento Interno do Conselho e a um termo de posse. Estas situações são necessárias, pois só podem alcançar este status pessoas que efetivamente trabalharam pela e na entidade, gerando assim continuidade no bem-estar da Afresp. Outrossim, a instituição do Conselheiro Nato é necessária, pois dá amplitude na sinergia nos negócios da entidade e gera fatores de união.
Foi apresentado o relatório de acompanhamento orçamentário do 1º trimestre de 2017 da Afresp. O presidente da Comissão Fiscal, Henning Von Rautenfeld, leu o documento para os presentes. Em seguida, foi lido o parecer da Comissão Fiscal sobre o Balanço Anual do exercício de 2016 da Afresp pelo Conselheiro José Carlos Miguel de Mendonça. O 2º tesoureiro, José Carlos Libano, e a gerente financeira, Raquel Gonçalez, esclareceram as dúvidas dos Conselheiros. A conclusão foi de que não havia óbices para a aprovação das contas da Afresp em 2016. As contas foram aprovadas por unanimidade pelos Conselheiros.
O próximo item da reunião foi a apresentação da solicitação de abertura de crédito adicional para o Centro de Convivência Urbano (CCU) – Predião, pelo diretor Regional Eugenio Satoshi Kobayashi. Ele estará localizado nos 12º e 13º andares, de 187 m2 cada, de um prédio na avenida Rangel Pestana, 203. A aprovação da reforma e adequação dos dois andares ocorreu na reunião do Conselho Deliberativo de 22 de agosto de 2015. A solicitação de crédito adicional é devido ao melhor detalhamento do documento-base, que gerou o orçamento. A votação da abertura de crédito adicional será feita na próxima reunião do Conselho, no dia 8 de julho de 2017.
O último item da pauta foi a apresentação de proposta do Conselheiro Luiz Carlos Benicio, sobre estudo de viabilidade de aquisição de imóvel no ABCD, para ampliação da sede hoje existente. O envio do ofício foi aprovado.