Auditor cearense Michel Gradvohl lança obra durante Congresso Febrafite
[datar]O evento que reuniu profissionais do Fisco de todo o País no período de 11 a 14 de junho, na cidade de Fortaleza-CE, também cedeu espaço na tarde desta quarta-feira, 14, para a produção literária. Na ocasião, foi realizado o lançamento da obra “Direito Constitucional Financeiro – Direitos Fundamentais e Orçamento Público”, da Editora Lumis Juris, de autoria do Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais e auditor fiscal do Ceará, Michel Gradvohl.
A partir desta sexta-feira (16), a obra poderá ser adquirida através do site www.lumenjuris.com.br , e a partir do final do mês de junho, já estará disponível em todas as livrarias do País. A obra custa R$ 94.
De acordo com Michel, ainda tem sido tímida a produção intelectual, especialmente no Brasil, em torno das relações entre os direitos fundamentais e o orçamento. Partindo de um repasse da teoria geral dos direitos fundamentais, o livro procede a um detalhado exame do orçamento e de seu disciplinamento pelo Direito Financeiro, propondo uma releitura de diversos aspectos do orçamento, notadamente, no que tange à execução.
“A nossa obra começa traçando a história do orçamento público, ao mostrar que sai de uma mera lei de meios, para um instrumento da gestão e do planejamento da atividade, todavia apesar das mudanças, o orçamento continua sendo visto como uma mera formalidade necessária para ser realizada as despesas públicas. Nosso objetivo é demonstrar nesta produção, que a partir da eficácia dos direitos fundamentais e da visão do orçamento, como instrumento maior da democracia, a população direta ou indiretamente pode decidir com o que gastar e com o que não gastar, face a limitação dos recursos frente a tantas demandas”, ressalta o autor.
Conheça o autor
Michel André Bezerra Lima Gradvohl é auditor fiscal do estado do Ceará, doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Del Museo Social Argentino (UMSA) , MBA em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialista em Direito Constitucional pela Escola Superior de Magistratura do Ceará (ESMEC), bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É autor de diversos artigos sobre Direito Constitucional, Financeiro e Tributário. Atualmente, é Conselheiro do Contencioso Administrativo Tributário do Estado do Ceará e pesquisador do Grupo Democracia e Finanças Públicas da UFC.
Fonte: Talita Castanha | ASFARN