No momento, você está visualizando Associados aprovam contas em AGO e alterações no Estatuto da Afresp

Associados aprovam contas em AGO e alterações no Estatuto da Afresp

Na noite de quinta-feira, 28 de agosto, a Afresp realizou, de forma virtual pela plataforma Megavote, as Assembleias Gerais Ordinária (AGO) e Extraordinária (AGE). A sessão teve início com a leitura do edital pela vice-presidente Monica Paim, seguida da eleição da mesa.

O AFRE Ivan Senço, da Capital, foi eleito presidente da mesa, que contou com a participação do representante da Auditores Independentes S/S, Moacir Grunitzky; da gerente financeira da Afresp, Raquel Gonçalez de Almeida; do membro da Comissão Fiscal do Conselho Deliberativo, Pedro Ventura Esteves; do diretor financeiro, Luan Zacharias; e do presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Henrique do Nascimento. Atuaram como secretários os AFREs Eliana Pessoa (1ª secretária) e Rivaldo de Jesus (2º secretário).

O diretor Financeiro Luan Zacharias conduziu a apresentação da prestação de contas de 2024, ressaltando o superávit obtido pela Afresp e pela Amafresp e os resultados das aplicações financeiras. Em seguida, o auditor Moacir Grunitzky leu o parecer técnico, atestando que “as demonstrações contábeis apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da Afresp em 31 de dezembro de 2024, o desempenho de suas operações e os fluxos de caixa, em conformidade com as práticas contábeis adotadas no Brasil, aplicáveis às entidades supervisionadas pela ANS e sem finalidade de lucros”.

O conselheiro Pedro Ventura apresentou o Parecer da Comissão Fiscal, deliberado e aprovado na reunião do dia 27 de junho, realizada em Araraquara. “A Afresp apresenta um balanço patrimonial consistente, evidenciado pela análise e índices demonstrados, registrando mais uma vez a solidez financeira da Associação”.

O presidente do Conselho Deliberativo Paulo Henrique do Nascimento comentou que, durante análise do exercício, o Conselho buscou estabelecer uma relação de independência, autonomia e cooperação. “Este trabalho conjunto permitiu que a Associação se mantivesse ativa e financeiramente saudável em todas as áreas. Quero registrar o brilhante e árduo trabalho da Diretoria da Amafresp, a quem, na pessoa do Diretor da Amafresp Alexandre Lania prestamos uma especial deferência”, finalizou.

O presidente da Afresp Rodrigo Spada agradeceu o trabalho da Auditoria Grunitzky, da Diretoria Financeira e parabenizou a atuação do Conselho Deliberativo pela participação ativa e colaborativa. Spada destacou o trabalho da diretoria para ampliar a experiência e a percepção dos associados em relação ao uso da Afresp, com a realização de mais eventos sociais, esportivos e culturais. “Quanto à Amafresp, patrimônio que cuida da nossa saúde, o aumento foi de mais de 20% em 2023 e apenas 6% em 2024”, pontuou destacando o desafio de conciliar o envelhecimento da base de associados, o avanço tecnológico e os custos crescentes dos recursos médicos.

O presidente também anunciou grandes projetos da diretoria, entre eles a busca pela Certificação ESG, com foco em governança, responsabilidade social e ambiental. “Seremos a primeira entidade de classe do Brasil a conquistar uma certificação internacional”, explicou.

Encerradas as apresentações, o presidente da mesa Ivan Senço levou a pauta para votação, e as contas da Afresp referentes aos exercícios de 2024 foram aprovadas por unanimidade.

Dando continuidade à ordem do dia, o presidente Rodrigo Spada fez a leitura da convocação para a Assembleia Geral Extraordinária (AGE), já com o quórum. A presidência e os secretários continuaram os mesmos. O diretor Luan Zacharias leu a minuta de proposta de alteração do Estatuto Social da Afresp.

Na primeira votação, 97% dos associados optaram por aprovar todas as alterações em bloco e 3% preferiram votar item a item. Na votação final, 97% concordaram com as alterações do Estatuto e 3% se abstiveram.

Rodrigo Spada destacou a participação ativa dos associados na gestão da Afresp e reforçou que a diretoria tem o compromisso de colocar as pessoas no centro das decisões, considerando os interesses dos auditores e de seus familiares. “Com o Estatuto alterado, continuaremos a fortalecer a Afresp como uma entidade pujante”, afirmou. Luan agradeceu a condução de Ivan Senço, aos presentes e aos colaboradores da associação.

Deixe um comentário