Amafresp utiliza SMS como ferramenta de informação
[datar]Fazer uma pesquisa de satisfação é uma ótima forma para saber o que as pessoas realmente pensam, pois isto gera interações de alta performance. Foi por isso que a Amafresp, sempre atenta às tendências mercadológicas e novas formas de se comunicar com seus filiados, passou a utilizar a mensagem de SMS como ferramenta de informação para avaliar os atendimentos realizados por sua rede credenciada.
Entre as vantagens apontadas por meio da utilização desta ferramenta está o fato de que quase todos os SMS são lidos no momento em que o usuário os recebe. Agilidade na informação, baixo custo e precisão também foram fatores decisivos para a implantação do projeto.
Segundo o coordenador operacional da Amafresp, Alexandre Palácio, o projeto piloto teve início neste segundo semestre. “Depois de alguns testes, demos início ao projeto no mês de agosto, quando enviamos um SMS para 590 filiados que utilizaram a rede credenciada, no período de 01 a 10 de agosto”. Ele ainda explicou que a mensagem pedia que o filiado classificasse o atendimento do credenciado com nota de 1 a 5.
Dos 590 atendimentos selecionados, foram remetidos SMS a 525, devido à duplicidade de telefones cadastrados no sistema. A taxa de recebimento foi de 90,36%, mas somente 42 filiados responderam à mensagem, ou seja, menos de 8% do montante. Além disso, desses 42 SMS foram aproveitados somente 34, pois oito pessoas responderam outras informações.
O diretor da Amafresp, Alexandre Lania Gonçalves, ressaltou que essa é mais uma maneira do filiado contribuir para a manutenção da qualidade da rede credenciada Amafresp. “Esse feedback, que leva menos de um minuto para ser feito, resulta em informações precisas para a realização de ações assertivas”. Ele acrescentou que, apesar do baixo índice de respostas neste primeiro envio, o projeto continuará, pois acredita que o público ainda está se acostumando com essa nova forma de comunicação.