AFRs contra o câncer de mama
[datar]Na luta contra o câncer de mama, os AFRs da DRT 14 participaram, no dia 27 de outubro, da campanha Marque esse Gol do Outubro Rosa, uma ação que visa conscientizar e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A parceria entre a Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Afresp) e a Federação Paulista de Futebol (FPF) com ONGs Américas Amigas e Meninas do Peito permitiu que mais de 60 mulheres fossem examinadas na unidade móvel de atendimento a mulher, que ficou no Estádio Municipal Prefeito José Liberatti em Rochdalle, em Osasco. “Nunca tivemos uma ação assim em Osasco. Posso dizer que hoje foi o maior encanto”, afirmou a moradora do bairro Maria Luiza da Conceição, de 66 anos.
Neste ano, a carreta itinerante está maior e conta com equipamentos de última geração para a realização de mamografia, ultrassom com médico e, se necessário, a paciente é encaminhada para um hospital de referência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Vale ressaltar que a mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando o nódulo ainda é pequeno e não pode ser palpado; e o ultrassom de mama é utilizado de maneira complementar para auxiliar a detecção em caso de mamas jovens que apresentam alta densidade. “O mais importante é que, nos poucos atendimentos que vimos, as mulheres já saem com um diagnóstico do exame”, salientou o AFR Matias Gervatauskas.
Segundo a voluntária da ONG Meninas de Peito Natali de Araújo, o diagnóstico precoce do câncer de mama salva muitas vidas. “Se não fosse a Afresp, esse dia não estaria acontecendo em Osasco. Agradecemos aos Agentes Fiscais de Rendas porque, nós voluntárias, vítimas do câncer, já passamos por essa situação. Apenas em um dia, conseguimos salvar vidas quando detectamos e encaminhamos mulheres à Unifesp, e a Afresp está fazendo isso: Salvando Vidas”, ressaltou uma das criadoras do projeto Marque esse Gol.
Os Agentes Fiscais de Rendas têm como finalidade propiciar qualidade de vida à sociedade, mediante a administração de um serviço de assistência à saúde exemplar. “O AFR, através de seu trabalho, desempenha um papel importante na sociedade, que passa desapercebido por ela. A integração em campanhas como a do Outubro Rosa, além de demonstrar para a sociedade o espírito de solidariedade presente na classe, ainda nos traz a alegria de podermos contribuir na prevenção de uma doença que vitimiza muitas mulheres”, enfatizou o diretor aposentado da DRT 14 da Afresp, Edison Issao.
Ação do Bem: durante todo o mês de outubro, estádios do Palmeiras, São Paulo, Santos, Ponte Preta, Botafogo-SP e Corinthians-Audax, em Osasco, receberam a carreta itinerante de atendimento a mulher para a 2ª edição do projeto de saúde preventiva Marque esse Gol. “No ano passado, tiveram duas ações no Corinthians e no Allianz Parque, Palmeiras, e neste ano, nos projetamos para fazer uma ação muito maior”, explicou a diretora do Futebol Feminino de alto rendimento do Corinthians, Cristiane Gambaré. Nesta edição, 880 mulheres com mais de 40 anos foram examinadas pelas médicas.
O AFR Edison explicou que, apesar de “todos saberem que o melhor remédio é a prevenção, ainda faltam campanhas educativas e preventivas que atinjam todas as camadas sociais. O diagnóstico e o tratamento precoce poderiam salvar inúmeras vidas”, disse. Edison conheceu o trabalho da equipe Meninas do Peito, através de uma amiga que precocemente foi acometida pelo câncer de mama. “Uma menina que, com muita garra, coragem e determinação, superou a doença e hoje é uma voluntária ativa nessa equipe. Por meio dela, a diretora de Futebol Feminino do Corinthians/Audax nos procurou e nós contatamos a agremiação de AFRs da DRT 14, que prontamente abraçou esta campanha, que foi um enorme sucesso”, finalizou o diretor da Afresp.