
A Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo (Afresp) recebe, nos dias 20 e 21 de fevereiro, os dirigentes de entidades dos planos de saúde do Fisco Estadual Brasileiro pra debater para debater os desafios e avanços da saúde suplementar para autogestões.

A abertura aconteceu nesta manhã, contando com a presença de Alexandre Lania (2º vice-presidente da Afresp e Diretor da Amafresp), Mário Jorge da Cruz Vital (Presidente da Unidas), Geraldo Nogueira (Diretor de Saúde da Febrafite) e Cleudes Freitas (Diretor-Presidente da Febrafite Saúde).
Em sua fala de abertura, Alexandre Lania deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância dessas reuniões para fortalecer a gestão da saúde no âmbito das entidades do Fisco. Ele ressaltou que, desde sua primeira gestão na Amafresp, sempre buscou manter a Afresp como um espaço aberto para debates sobre saúde. E também que as autogestões, ao contrário das medicinas de grupo, têm como foco a pessoa humana, o que representa um motivo de orgulho para os seus dirigentes, que devem levar essa premissa a todos os órgãos públicos, à ANS e ao Legislativo.

“Temos um pilar fundamental para nossos filiados: a saúde, que está enraizada no DNA de nossas associações. E essa reunião é um momento estratégico para alinharmos desafios e oportunidades, fortalecendo a atuação conjunta das entidades e garantindo que tenhamos soluções práticas para implementar em nossas instituições”, afirmou. Lania também explicou que o presidente Rodrigo Spada não pode comparecer ao evento devido a compromissos em Brasília.
Dentre os principais temas abordados, o presidente da Unidas, Mario Jorge apresentou o cenário e os desafios do mercado de saúde suplementar para autogestões. Ele destacou a importância da representatividade das operadoras de autogestão no setor e os esforços da Unidas em prol de suas filiadas. “Entender o panorama atual da saúde suplementar é fundamental para desenhar, com mais assertividade, o nosso plano estratégico. O diferencial das autogestões é o compromisso com as pessoas, e estamos aqui para ampliar esse diálogo”, afirmou.
Outro tema relevante foi o projeto Febrafite Saúde. Cleudes Freitas informou que a parte estrutural da operadora foi concluída e que o Febrafite Saúde já conta com uma rede credenciada representativa que atende as expectativas. Também foi informado pelo diretor Técnico-Operacional, Pablo Cavalcanti Brito, e diretora Administrativo-Financeiro Fatima Taher do Febrafite Saúde que foram 15 anos de luta, avanços e retrocessos e que hoje, o Febrafite Saúde é uma realidade, sendo um produto consolidado. Eles ressaltaram que a próxima etapa é atrair as entidades que não tem plano de saúde para aderirem ao plano e que na reunião o mês de março o assunto voltará a ser discutido.

O evento também abordará outros temas para a gestão dos planos de saúde das entidades como: contrato de reciprocidade entre entidades, implementação de API e elegibilidade dos beneficiários; divulgação dos resultados do IDSS 2024 (ano-base 2023); compartilhamento de projetos de sucesso das filiadas; entre outros.
Alexandre Lania reforçou a importância do evento como um espaço de aprendizado e colaboração. “Além de promover a troca de experiências, a reunião visa fortalecer a colaboração entre as entidades e aprimorar a gestão dos planos de saúde voltados ao Fisco Estadual Brasileiro”, finalizou.
Participaram também da reunião os colaboradores da Afresp e Amafresp, Alexandre Palácio, Alexandre Testa, Antônio Carlos, Lucas Neiman, Rosângela Lázaro, Ticiana Melosi e Wania Luna.