Fechar
Home Sem categoria Afresp participa do Seminário Desafios para o Futuro da Administração Tributária Federal

Afresp participa do Seminário Desafios para o Futuro da Administração Tributária Federal

10 de junho de 2022 Sem categoria

Ontem (09/06), a Afresp marcou presença no ‘Seminário Desafios para o Futuro da Administração Tributária Federal’, que acontece entre os dias 9 e 10 de junho, em São Paulo. Promovido pelo Unafisco Nacional em parceria com DS/São Paulo do Sindifisco Nacional, o evento, que teve transmissão ao vivo pela internet, reuniu os principais nomes do Fisco Nacional, entidades de classe, formadores de opinião, acadêmicos e profissionais do Direito Tributário de todo País para debater o futuro da administração tributária, incluindo subtemas como o papel da Receita Federal no combate à corrupção, as alterações na Lei da Improbidade Administrativa e muito mais.

Para o painel ‘O sucateamento da Receita Federal e seus reflexos para o futuro do Brasil’, que ocorreu no primeiro dia do evento, a Unafisco convidou o presidente da Afresp Carlos Leony para compor a mesa de palestrantes. Na ocasião, Leony apresentou os fundamentos da Ciência da Administração Tributária, realçando o desafio do insustentável contencioso tributário, que já chegou aos absurdos 75% do PIB.

Segundo Leony, “esse contencioso tributário é o pior indicador econômico do país e com ele será impossível para o Brasil participar do seleto grupo de países da OCDE. Durante os estudos que nos levaram à Ciência da Administração Tributária identificamos as melhores práticas e os caminhos para chegar lá. Mas, para isso, é preciso atribuir ao Fisco mais poderes e ferramentas”.

Durante sua palestra, Leony fez questão de enfatizar que “o descaso atinge o Fisco, a instituição Fisco. Receita Federal, receitas estaduais e municipais. Governo atrás de governo vem promovendo o desmonte do Fisco. A Ciência da Administração Tributária ajuda a mostrar isso e propõe os melhores caminhos para a recuperação”.

Para conferir o evento na íntegra, clique aqui.