No momento, você está visualizando Afresp participa do 67º Congresso Estadual de Municípios com debates sobre a Reforma Tributária

Afresp participa do 67º Congresso Estadual de Municípios com debates sobre a Reforma Tributária

Nesta quarta-feira (27), em São Paulo, o 67º Congresso Estadual de Municípios chegou ao seu penúltimo dia de atividades. Promovido pela Associação Paulista de Municípios (APM), o evento acontece pela primeira vez na Capital Paulista e segue até amanhã (28), na moderna Mercado Livre Arena Pacaembu, reunindo autoridades, gestores e especialistas para discutir os principais desafios da administração pública.

A Afresp teve destaque nos debates sobre a Reforma Tributária. O presidente da Associação e também da Febrafite, Rodrigo Spada, participou na terça-feira (26) do painel “Reforma Tributária e Pacto Federativo: Impactos e Transição do ISS para o IBS”, quando ressaltou a relevância histórica da mudança.

“A Reforma Tributária representa um ponto de virada para o Brasil. Corrige distorções históricas, simplifica regras, fortalece a federação e abre caminho para uma economia mais moderna e inclusiva. Ela vem de uma construção feita com diálogo, técnica e compromisso com o país”, afirmou.

Spada também chamou atenção para a necessidade de eficiência na gestão dos tributos. “O Brasil não precisa de mais impostos, mas de eficiência na aplicação dos recursos. São Paulo é o estado que mais contribui e o que menos recebe de volta. Não há justiça nisso.”

Na tarde de hoje (27), Spada também participou do painel “Soluções Digitais para a Reforma Tributária. Durante sua apresentação, destacou que a modernização do sistema passa pela transformação digital.

“A reforma que aprovamos não é só tributária. Ela também é digital. Vamos ter um sistema moderno, com declaração pré-preenchida, cadastro único e split payment. É mais transparência em tempo real, menor custo administrativo e mais recursos para investir em políticas públicas.”

Spada concluiu defendendo um fisco mais próximo da sociedade.“O Brasil precisa de um fisco cidadão e de uma sociedade consciente do quanto paga. Tenho convicção de que, com o apoio da tecnologia, construiremos o melhor sistema tributário do mundo. É assim que podemos transformar o Brasil em uma verdadeira nação.”

Ele ainda ressaltou que a participação da Afresp nos debates reafirma o compromisso da entidade com um sistema mais equilibrado e eficiente. “A participação da Afresp nesses debates reforça nosso compromisso em contribuir para a construção de um sistema tributário mais justo, moderno e eficiente.”

Até amanhã (28), último dia do Congresso, a Afresp segue presente no Estande 44, onde apresenta projeções inéditas de arrecadação dos municípios paulistas para os próximos 10, 20 e 50 anos, considerando os impactos da Reforma Tributária. Os visitantes também podem conhecer outras iniciativas da entidade, como o Curso Básico de IBS, promovido pela Escola Superior das Administrações Tributárias (ESAT/Febrafite), e os projetos do Fundafresp, voltados à responsabilidade social e ao apoio a entidades beneficentes.

Clique aqui e veja as fotos do evento.

Deixe um comentário