Afresp participa de evento organizado pela Transparency International
[datar]Acontece nesta segunda-feira (10), na Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), o evento ‘Paraísos Fiscais, Offshores e o Mercado Imobiliário da Cidade de São Paulo’, uma iniciativa da ONG Transparency International. O diretor de Assuntos Estratégicos e Comunicação da Afresp, José Roberto Lobato, irá compor a última mesa redonda, às 14h30, sobre transparência fiscal.
Contribuirão também com o tema: Eurico de Santi, da FGV Direito SP; Roberto Porto, do Ministério Público de São Paulo; Laura Barros, da Controladoria Geral do Município de São Paulo e André Macedo, da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF). A Afresp, juntamente com a Bureau Van Dijk, patrocina o evento.
Sobre o evento
O evento faz parte de um estudo da ONG Transparency Internacional, que investiga a lavagem de dinheiro no mercado imobiliário na cidade de São Paulo. Segundo o site da organização, dados mostram o quão fácil é dissimular a identidade dos verdadeiros proprietários, que detêm mais de US$ 2.7 bilhões em propriedades abertas em paraísos fiscais só na capital paulista.
O montante corresponde a 3.452 propriedades registradas em nome de 236 empresas controladas ou vinculadas a paraísos fiscais, como Panamá, Ilhas Virgens Britânicas, Uruguai e Suíça.
Mais informações sobre o estudo, clique aqui (conteúdo em inglês).