No momento, você está visualizando Afresp marca presença no Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais com maior delegação do Brasil

Afresp marca presença no Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais com maior delegação do Brasil

A Afresp teve participação de destaque no 9º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais, realizado entre os dias 16 e 18 de junho de 2025, na Universidade de Coimbra, em Portugal. Com uma delegação formada por 62 pessoas – entre Auditores Fiscais da Receita Estadual e seus acompanhantes – a associação recebeu o prêmio de maior comitiva brasileira presente no evento, que reuniu mais de 400 participantes de diversos países.

A diretoria da Afresp foi amplamente representada no Congresso. Participaram: Mônica Paim, vice-presidente; Victor Lins, diretor de Comunicação e Seguros; Valéria Baciega, diretora de Benefícios; Luciana Grillo, diretora Jurídica; Julia Serikawa, diretora de Previdência; e Alan Martins, diretor de Gestão do Conhecimento.

Além deles, estiveram presentes o presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Henrique do Nascimento, e outros sete conselheiros da entidade.

Para a vice-presidente Mônica Paim, a presença expressiva da Afresp no Congresso reflete a força e a coesão da categoria em São Paulo. “Estamos unidos como categoria; engajados como servidores públicos comprometidos com o fortalecimento do Estado e, como técnicos, estamos ávidos por novos conhecimentos para manter a tradicional excelência da nossa carreira”, afirmou.

A diretora jurídica da Afresp, Luciana Grillo, foi uma das palestrantes do evento. Em sua exposição, abordou o Split Payment, mecanismo previsto na reforma tributária brasileira que busca garantir a não cumulatividade plena do sistema e combater fraudes fiscais com mais eficiência. Sua participação reforçou o papel ativo da entidade no debate técnico sobre os rumos da tributação no país.

O Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais é uma iniciativa conjunta da APIT (Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira, de Portugal), da FEBRAFITE (Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais), da Unafisco Nacional (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil) e da Law Academy.

Com o tema “Um sistema fiscal global e inclusivo, promotor de justiça social e do crescimento econômico sustentável”, o evento promoveu a troca de experiências e saberes entre profissionais de Portugal, Brasil, Espanha, Alemanha, Moçambique e Cabo Verde. Foram três dias de debates sobre justiça fiscal, inovação tecnológica, transição verde, cooperação internacional e o papel central da tributação na construção de sociedades mais igualitárias.

A participação da Afresp reforça o compromisso da entidade com a valorização da carreira, a qualificação contínua dos seus membros e a construção de um sistema tributário mais justo e eficiente.

Deixe um comentário