A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) realizou, nesta quinta-feira (12/09), Sessão Solene em homenagem ao Dia do Auditor Fiscal, celebrado no dia 21 de setembro. A iniciativa, promovida pelo deputado Carlão Pignatari (PSDB), reuniu o Presidente, Diretores e Conselheiros da Afresp, autoridades, parlamentares, auditores fiscais e demais convidados. O tom da cerimônia foi de reconhecimento da importância da categoria do fisco para o fortalecimento do estado.
O deputado Carlão Pignatari iniciou seu discurso destacando a honra de receber os auditores fiscais na Assembleia Legislativa. “A categoria de auditor é crucial para o fortalecimento do Estado. Vocês desempenham um papel fundamental ao analisar a arrecadação, planejar a tributação, atender e orientar os contribuintes, além de combater o crime organizado e os fraudadores em nosso estado. Por isso, merecem o reconhecimento do povo paulista. São Paulo agradece o trabalho de vocês, suas lutas e conquistas. Continuem no caminho propositivo”, afirmou Pignatari. Ele reforçou que, além de defenderem os seus direitos, os auditores contribuem significativamente para uma sociedade mais justa.
O presidente da Afresp, Rodrigo Spada, destacou o intenso trabalho na reforma tributária desde 2015, ressaltando que o espaço de diálogo na Alesp foi fundamental para alcançar importantes avanços. Ele enfatizou a necessidade de aprovação da Lei Orgânica da Administração Tributária (LOAT), que contribui para um estado e uma sociedade mais transparentes e justos, garantindo autonomia e independência na atuação dos auditores fiscais, sem interferências políticas, o que resulta em uma fiscalização mais justa e eficaz.
O secretário de Fazenda, Samuel Kinoshita, expressou sua gratidão aos auditores fiscais, destacando os avanços alcançados pela carreira nos últimos 20 meses. “Nosso trabalho resultou em melhorias notáveis, com métricas visíveis e palpáveis. Entre os avanços, destaco a implementação do pagamento via PIX para tributos e as melhorias no contencioso administrativo. Parabenizo a todos pelo excelente trabalho e pelo alto grau de profissionalismo”.
Homenagens
Ao fim da sessão, foram entregues homenagens a cinco auditores fiscais. A vice-presidente da Afresp, Monica Paim, foi uma das homenageadas pela excelência no serviço público e pelo comprometimento com a justiça fiscal. “São quase 40 anos na Fazenda, sempre trabalhei na fiscalização externa e tenho muito orgulho da classe. Tudo o que fizer e me dedicar será muito pouco pelo tanto que essa classe merece. Estamos juntos e vamos em frente”.
Além de Mônica, foram homenageados: Henrique Shiguemi Nakagaki; Ligia Regina Sabaraense; Mauricio Barutti de Oliveira; e Neiva Fabiano Gianezi.
Após a solenidade, todos aproveitaram um coquetel promovido pela Afresp e Sinafresp, que proporcionou um momento de confraternização e integração entre os colegas.