Nesta terça-feira (10/09), Delegados Regionais Tributários se reuniram na sede da Afresp para uma reunião de alinhamento de assuntos técnicos. A abertura da reunião contou com a presença do secretário da Fazenda e Planejamento Samuel Kinoshita. Também participaram o presidente da Afresp Rodrigo Spada e os diretores Victor Lins e Luan Zacharias.
Rodrigo Spada deu as boas vindas aos delegados e aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho do secretário Samuel em Brasília. “O secretário Samuel tem uma atuação muito ativa no Congresso Nacional, contribuindo para avanços de pautas importantes, como reforma tributária, a renegociação da dívida dos estados e outros assuntos de interesse do nosso estado”, destacou.
Durante sua fala, Samuel Kinoshita ressaltou seu compromisso e expressou o desejo de ampliar sua contribuição. “São Paulo precisa ser referência e assumir o protagonismo na esfera tributária”, afirmou o secretário. Ele também destacou a boa gestão que a Secretaria da Fazenda e Planejamento tem realizado nos últimos anos, mencionando que o governador está satisfeito com os resultados. “A carreira de Auditor tem desempenhado um papel fundamental, contribuindo para a performance e os resultados alcançados por São Paulo”, completou.
O secretário enfatizou a possibilidade histórica de revisar os benefícios fiscais, atribuindo ao excelente trabalho de gestão realizado pela carreira nos últimos tempos. Segundo ele, essa revisão, juntamente com a renegociação da dívida, deverá contribuir significativamente para o aprimoramento das políticas públicas paulista.
Kinoshita reforçou a importância de edificar um ambiente de negócios sobre dois pilares de sustentação: a modernização da administração tributária e o protagonismo paulista na esfera tributária. Além disso, Kinoshita concordou com a perspectiva de revisitar a Constituição Estadual de São Paulo diante das alterações constitucionais na esfera federal, com a devida cautela, destacando o ambiente político favorável ao prosseguimento de projeto com esse escopo.