Fechar
Home Notícia Rodrigo Spada debate reforma tributária no 75º Encat, em Brasília

Rodrigo Spada debate reforma tributária no 75º Encat, em Brasília

18 de abril de 2024 Notícia

Na manhã desta quinta-feira (18), o presidente da Afresp e da Febrafite, Rodrigo Spada, participou do 75º Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários (ENCAT), realizado em Brasília (DF). O evento reuniu representantes das Secretarias de Fazenda, Finanças e Receita de todos os Estados, além do Distrito Federal, sob a coordenação do auditor fiscal Luiz Dias, do Amazonas.

Esta edição do ENCAT foi dedicada exclusivamente à discussão da Reforma Tributária, proporcionando uma valiosa oportunidade para os representantes das Administrações Tributárias debaterem as mudanças propostas e sugerirem soluções que contribuam para aprimorar a arrecadação e o ambiente de negócios. 

A Afresp retomou seu protagonismo no debate sobre a legislação tributária com o retorno das atividades do Movimento VIVA, que, em março, realizou qualificado seminário sobre o tema. 

Durante sua participação, Rodrigo Spada abordou o papel das entidades de classe na defesa da aprovação da Reforma Tributária (EC 132/23) e ressaltou a importância da contribuição técnica do ENCAT na elaboração das leis complementares, que o governo deve encaminhar ao Congresso Nacional nos próximos dias.

“O ENCAT desempenha um papel central nas discussões sobre a reforma tributária. Vocês trabalharam arduamente para elaborar o projeto. Agora, é crucial entregarmos ao país uma legislação complementar que seja boa tanto para os contribuintes quanto para a sociedade”, afirmou Spada.

Ele enfatizou que os integrantes das Administrações Tributárias são os guardiões da sociedade e da concorrência leal, além de serem defensores dos mais elevados princípios da democracia e da República. Spada concluiu sua intervenção fazendo um apelo à construção de consenso no debate político em torno da reforma tributária.

“Nosso desafio é promover esse debate de forma convergente e unificada, pois a voz política reflete essa divergência. Durante a primeira fase da reforma, observamos que diferentes posicionamentos políticos enfraqueceram as discussões durante as votações da PEC, prejudicando assim a defesa dos estados”, afirmou. 

Além dos coordenadores tributários, estiveram presentes no evento a subsecretária de Coordenação das Estatais e Órgãos Colegiados da Secretaria de Economia do DF, Priscila da Costa de Paula; o diretor da Secretaria Especial da Reforma Tributária, Manoel Procópio; e a Especialista Principal em Gestão Fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Cristina Mac Dowell.


Clique aqui
Atendimento Afresp
Olá, bem-vindo à Afresp. Como podemos ajudar?