Fechar
Home Conselho Deliberativo Conselho Deliberativo aprova orçamento da Afresp para 2023

Conselho Deliberativo aprova orçamento da Afresp para 2023

29 de novembro de 2022 Conselho Deliberativo

No último sábado (26), ocorreu, de forma presencial, a última reunião ordinária de 2022 do Conselho Deliberativo (CD) da Afresp, que contou com a presença de 20 conselheiros, entre titulares e suplentes, e de membros da Diretoria Executiva, sendo o presidente da Afresp Carlos Leony e o 1º tesoureiro Demétrius Queiroz do Rêgo Barros.

No início da reunião, que durou cerca de oito horas, o vice-presidente do CD Antônio Guerra compôs a Mesa Diretora para a condução dos trabalhos. O primeiro item da pauta do dia foi a votação ata da reunião extraordinária de 04 de novembro de 2022, aprovada por maioria com 4 abstenções.

Dando sequência à ordem do dia, o vice-presidente Guerra passou ao segundo item da pauta que tratou do Ofício AFRESP-P nº 058/22 – Designação do novo Diretor Regional Adjunto de Sorocaba. Para isso, o conselheiro Pedro Ventura deu uma breve palavra sobre a indicação do colega Fernando Lima de Souza Filho. O plenário votou a indicação do colega Fernando Lima, que foi aprovada por unanimidade.

O terceiro item da pauta foi a designação do novo membro da Comissão Legislativa. O presidente da Comissão Urbano Monteiro solicitou a saída da comissão e o colega Luan Zacarias Silva foi indicado para assumir o cargo. Aberta a palavra ao plenário não houve manifestações em contrário.

Antes de dar continuidade aos itens da pauta, Guerra passou a palavra para o presidente da Afresp Carlos Leony, que conversou com os colegas sobre as expectativas quanto à aprovação do PL 592/22 na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), que trata do aumento do salário do Governador do Estado e, consequentemente, das categorias de servidores públicos que têm esse salário como teto, que é o caso dos AFREs.

Em seguida, foi tratado o item da pauta referente ao acompanhamento orçamentário do terceiro trimestre de 2022. Para isso, foi passada a palavra ao conselheiro Gerson Alanis Limeira para apresentação do parecer da Comissão Fiscal aos demais membros do conselho. Na sequência, o 1º tesoureiro Demétrius Queiroz do Rêgo Barros pediu a palavra para breves considerações.

Após o parecer da Comissão Fiscal, membros do Conselho debateram sobre a necessidade de mais verba para atividades associativas regionais. Os membros da Diretoria Executiva explicaram que a Afresp está trabalhando para reduzir custos fixos e assim ter mais orçamento para a promoção da vida associativa.

Após uma pausa para o almoço, o CD tratou do Processo C.D. nº 10/2022 – Proposta Orçamentária da Afresp para o exercício de 2023. O presidente da Comissão Fiscal Marcio Fernandes Lima apresentou ao plenário o parecer técnico referente à proposta orçamentária da Diretoria Executiva da Afresp.

Em seguida, o 1° tesoureiro Demétrius Queiroz do Rêgo Barros agradeceu e parabenizou a Comissão Fiscal pelon trabalho e fez comentários sobre a elaboração da proposta para 2023. O presidente Carlos Leony discorreu brevemente sobre as premissas que regeram a elaboração do orçamento proposto.

Ao término da apresentação, o plenário foi aberto para esclarecimento de dúvidas com os membros da Diretoria e para a realização de apontamentos sobre a proposta orçamentária. Posteriormente, o tema foi encaminhado para votação e aprovado por maioria com 2 abstenções.

Já no último item da pauta sobre assuntos de interesse da Afresp e da classe, a conselheira Marli Ferreira Ladeira falou sobre a intenção de alguns associados em criar uma comissão para tratar do fundo da Casa do AFR.

O conselheiro Wanderley Meira do Nascimento solicitou a renúncia do cargo como membro do Conselho Fiscal por questões particulares.

O conselheiro Alexandre Lânia Gonçalves pediu para que fosse registrado em ata que alguns acontecimentos que vêm ocorrendo na classe, com a criação de outras associações, não são positivos e apenas desunem a categoria.

Depois de outras breves considerações, a reunião foi encerrada.

Tags:


Clique aqui
Atendimento Afresp
Olá, bem-vindo à Afresp. Como podemos ajudar?