A Afresp acaba de assinar contrato com a Dasa, maior rede de saúde integrada do País, para a implantação da Dra. Ama, o novo serviço da Amafresp baseado no conceito de prevenção e cuidado integrado da saúde dos filiados.
A parceria foi fechada após avaliação de diversos prestadores de serviços. Ao longo do processo de escolha, a Dasa foi a empresa que se comprometeu com os melhores níveis de serviço, apoiados nos processos de trabalho mais maduros, tudo para garantir o mais alto padrão de qualidade que a Dra. Ama exige no atendimento dos 20 mil filiados da Amafresp.
Além disso, e talvez o mais importante para a escolha, a Dasa foi a única concorrente a aceitar o atendimento de uma exigência da Afresp, cada vez mais frequente nas suas negociações: o compartilhamento de riscos. Por essa exigência, a remuneração do prestador dos serviços da Dra. Ama estará atrelada à redução do custo assistencial da Amafresp com internações, exames e atendimentos em pronto socorro, em função de baseline previamente pactuada. Não sendo reduzidos esses custos, não haverá fato gerador de pagamento.
A Dra. Ama fará o acompanhamento pró-ativo e a assistência aos filiados em toda a jornada no cuidado com a sua saúde. Esse escopo inclui a indicação ou a definição de tratamentos, o primeiro atendimento em situações de urgência ou emergência, a orientação na busca por uma segunda opinião médica, o monitoramento de doenças crônicas, o acompanhamento da hospitalização e desospitalização, além de manter o prontuário dos filiados atualizado integrando todos os serviços médicos.
Segundo Janaína Zacarchenco, diretora da Amafresp, a Dra. Ama vai mudar a relação do filiado com o plano de saúde. “Esse novo serviço está em linha com as melhores práticas de mercado, que hoje focam cada vez mais na prevenção de doenças e na manutenção da saúde. Cada filiado será acolhido de forma personalizada para que ninguém se sinta perdido na rede credenciada. A Dra. Ama também tirará dúvidas e dará todas as orientações sobre o que fazer, aonde ir, quando ir”, esclareceu.
Para Carlos Leony, presidente da Afresp, a Dra. Ama é importante na solução de dois desafios da Amafresp, afinal apresenta um mesmo nível de atendimento na capital e no interior e colabora na redução do patamar do valor da cota, na proporção da redução dos gastos assistenciais. “Estamos trabalhando na criação da Dra. Ama há mais de um ano. Esse planejamento é condizente com o significado que ela tem para a preservação da saúde dos filiados. É um marco divisório para o nosso plano de saúde”, ressaltou.
Do lado da Dasa, a parceria com a Afresp é estratégica. Segundo Renato Bastos Rodrigues, diretor Operacional da Dasa, “empenharemos toda nossa excelência de atendimento para entregar o mais alto padrão de qualidade ao filiado da Amafresp”, ressaltou. Entre os diferenciais da Dasa está também uma estrutura operacional robusta e uma plataforma digital que conecta o cuidado entre os diferentes serviços. “Somos um ecossistema de saúde com prestadores em todos os níveis: consultas médicas, atendimento ambulatorial, diagnóstico, internação e alta complexidade. Temos um forte compromisso com a excelência clínica, a segurança do paciente e a coordenação do cuidado. Para isso, investimos constantemente em tecnologia de inovação em saúde”, completou Renato.
Do ponto de vista do dia a dia, a Dra. Samantha Pereira Franca, diretora de Atenção à Saúde da Dasa destacou que “a Dra. Ama contará com uma equipe multiprofissional especializada no acolhimento do filiado. Esperamos entregar muito mais do que um benefício em saúde, mas um plano individualizado de cuidado que contempla vários programas de saúde, consultas médicas e equipe multidisciplinar, com foco na saúde e não somente na doença. Entre os nossos serviços, destacamos a nossa Central de Saúde (disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana) que conta com uma equipe de enfermeiros e médicos treinados para auxiliá-los em quaisquer dúvidas ou sintomas de saúde na conveniência do seu lar, evitando idas desnecessárias ao Pronto Socorro. Operamos de forma coordenada para que a experiência de cuidado seja única e resolutiva”.
Neste momento, está sendo elaborado um cronograma de implantação da Dra. Ama. Paralelamente, uma equipe mista de profissionais da Amafresp e da Dasa realizarão reuniões regionais com os filiados para apresentar o novo serviço. A Dra. Ama não terá custo adicional para o filiado. Para ter acesso ao novo serviço será necessário fazer uma adesão, a qual será amplamente divulgada pelos canais de Comunicação da Afresp. Acompanhe!