Em 14 de agosto, o Conselho Deliberativo realizou, por videoconferência, a terceira reunião ordinária de 2021, com a participação expressiva de associados ouvintes, chegando a mais de 70 presentes. A mesa virtual foi formada com os membros da mesa diretora do Conselho Deliberativo, sendo convidados os presidentes da Afresp, Carlos Leony, e da Febrafite Rodrigo Spada.
Os trabalhos, que duraram aproximadamente 5 horas, iniciaram com a análise e votação da ata da reunião ordinária de 26 de junho de 2021. A ata foi aprovada com apenas uma abstenção.
Em seguida, o presidente do Conselho Paulo Bueno registrou em ata o recebimento dos Ofícios 44, 45 e 46, enviados pela Diretoria Executiva da associação, e ressaltou que eles serão encaminhados para a análise das respectivas comissões técnicas e posterior deliberação do Conselho.
Em seguida o presidente do Conselho sugeriu uma inversão na ordem do dia (proposta da Conselheira Cristina Sabino) convidando o presidente da Afresp Carlos Leony e o presidente da Febrafite Rodrigo Spada para que atualizassem os presentes sobre os assuntos de interesse da classe que tramitam em Brasília e no Estado de São Paulo.
Na sequência, o plenário tratou dos assuntos relacionados à classe, entre eles a mobilização presencial, publicação de manifestações na imprensa, movimento de entrega de funções e algumas considerações sobre órgãos representativos da classe. Foi formada, por fim, uma Comissão para elaboração de uma carta/moção em apoio ao movimento classista com os seguintes membros: Bruno Lopes Barreira da Cunha, Paulo Henrique do Nascimento (autor da proposta), Daniela Karasek Quaresma de Moura, Maria Regina Vaz e Marcio Fernandes Lima.
O item da pauta que tratava sobre a apresentação e a análise de conceitos sobre maiorias, quóruns, desempate e questão de ordem ficou para apreciação em nova reunião do CD. O coordenador dos Grupos de trabalho do Regimento Interno do Conselho Deliberativo e do Estatuto Social, Antônio Guerra, fez apenas esclarecimentos e considerações relacionados ao andamento dessas reformas.