Na última quinta-feira (27/5), o coordenador da Administração Tributária, Gustavo Ley, recebeu os diretores da Afresp, Carlos Leony, Demetrius Barros, José Bravo e Janaina Zacarchenco, para tratar da construção conjunta em busca do TETO, em atendimento ao Ofício Afresp-P nº 038/21.
O presidente da Afresp, Carlos Leony, iniciou a reunião afirmando a importância da união de todas as forças da classe para criar o espaço político favorável para obtenção do TETO.
O coordenador da CAT, Gustavo Ley, mostrou convicção que esse é o caminho e concordou que se todos trabalharmos juntos aumentaremos as chances de conseguirmos o TETO. Informou também que tem mostrado constantemente ao Governo a importância da carreira, inclusive citando as operações realizadas e o esforço dos AFR’s para o resultado positivo da arrecadação.
Aproveitando a reunião, Gustavo Ley deu a notícia que foi enviada para assinatura do Governo, nesta semana, a resolução que autoriza o cálculo da Participação nos Resultados-PR referente ao exercício 2021: “Há um trabalho intenso que estamos fazendo para que, na próxima semana, já seja publicada a resolução”, afirmou o coordenador.
O 1º tesoureiro da Afresp, Demetrius Barros, corroborou que se a resolução for assinada em breve, será possível realizar o pagamento em junho do cálculo do primeiro trimestre deste ano.
O vice-presidente da Afresp, José Bravo, e a diretora da Amafresp, Janaina Zacarchenco, reforçaram a importância do envio dos estudos solicitados em relação ao custo atualizado do TETO e do resultado das ações do Fisco, para execução de um trabalho conjunto entre a Afresp e a CAT com o objetivo de projetar uma imagem positiva da classe e demonstrar a justiça do pleito. O coordenador da CAT garantiu que fornecerá todas as informações e que atuará em conjunto na construção dessa projeção.
Ao final da reunião, a diretoria da Afresp e o coordenador da Administração Tributária resolveram deixar a seguinte mensagem para a classe:
“Nosso problema é um fato. As dificuldades deste momento são enormes, o que também é um fato. A solução, portanto, é um processo de construção complexa. Aproximações sucessivas e bem analisadas passo a passo ditam o ritmo da construção da solução. O sucesso da empreitada é o resultado de um trabalho coletivo. Persistência e inteligência são as ferramentas. União em torno do foco é o ânimo que deve estar presente em todos os envolvidos”.