Neste sábado (28), o Conselho Deliberativo realizou, por meio de plataforma de videoconferência, Reunião Ordinária cujo assunto principal foi a deliberação acerca da proposta orçamentária da associação para o ano de 2021.
Com a presença de 16 conselheiros titulares e 4 suplentes – todos com direito a voto, o encontro virtual que durou cerca de 3 horas contou também com a presença do Diretor Financeiro da Afresp Luan Zacharias, com a gerente financeira da entidade Raquel Gonçalez, e com três associados que participaram como ouvintes.
Após a abertura do encontro pelo Presidente em exercício do C.D., Miguel Angelo Carvalho da Silva, o Presidente da Comissão Fiscal, Pedro Ventura Esteves (Sorocaba), apresentou ao plenário o parecer técnico referente à proposta orçamentária encaminhada pela Diretoria Executiva da Afresp, o qual sugeriu a aprovação da peça com as seguintes recomendações:
- Redução das despesas administrativas e operacionais da Afresp como um todo;
- Revisão dos procedimentos operacionais da Amafresp a fim de reduzir custos para os filiados;
- Busca de novas receitas para a associação, permitindo sua sustentabilidade a logo prazo e uma menor dependência de valores pagos pelos associados;
- Estudos para utilização de valores não vinculados e atualmente aplicados em fundos de baixo risco e de liquidez imediata, permitindo maior rentabilidade e com isso proporcionando mais benefícios aos associados;
- Estudo nas alterações propostas na Amafresp para redução de custos e da cota do plano;
- Execução orçamentária que consiga se manter próxima aos índices de inflação, mantendo-a compatível com a realidade salarial da classe.
Ao término da exposição, a matéria foi posta em discussão no plenário para esclarecimento de dúvidas com os membros da Diretoria Financeira e para realização de apontamentos sobre a proposta orçamentária. Posteriormente, o tema foi encaminhado para votação e aprovado por unanimidade pelos conselheiros.
Além do assunto principal, o Conselho Deliberativo apreciou a Ata da Reunião Extraordinária realizada em 12 de novembro, aprovando-a por maioria de votos.
Na reta final da reunião, o Presidente em exercício do C.D., Miguel Angelo Carvalho da Silva, reiterou os elogios à Comissão Fiscal e aos demais conselheiros e reforçou a importância do comparecimento às urnas no próximo dia 10 de dezembro para o pleito eleitoral da Afresp, desejando também uma votação tranquila e segura a todos.