Desde maio deste ano, um grupo de Agentes Fiscais de Rendas associados à Afresp participou do curso Diploma em Política e Técnica Tributária – 2ª Edição, ministrado pelo Centro Interamericano de Administrações Tributárias (CIAT). O curso aconteceu na modalidade EAD Virtual, com atividades e provas semanais, teve duração de 300 horas e abordou vários assuntos relacionados à tributação, como o financiamento do setor público, instrumentos coercitivos, a estrutura dos modelos de Tributação e dos impostos sobre a renda, consumo e patrimônio em diversos países, entre outros assuntos.
Essa capacitação teve como objetivos incentivar o aprendizado dos AFRs às mudanças na política tributária do Brasil e proporcionar uma visão mais ampla das políticas desenvolvidas pelas administrações tributárias de outros países.
Durante o curso, os participantes puderam analisar profundamente diversos modelos tributários, avaliando os prós e contras de cada um, e a aplicabilidade do modelo em relação à estrutura, história e organização política e administrativa de cada país.
Na noite desta sexta-feira (29), foi realizada a cerimônia de entrega dos certificados aos AFRs que concluíram com êxito o curso. Foram diplomados seis participante, porém, apenas três deles puderam estar presentes para o recebimento dos certificados. Os diplomados foram:
Alex Kuhn – DRT 7
Carlos Augusto Neto – Diretor de Arrecadação da Sede
Jefferson Valentin – DRT 8
Luís Felipe Milaré – DRTC 3
Rodrigo da Silveira – DRTC 2
Ulysses Arêas – SEFAZ-RJ
O CIAT
O CIAT – Centro Interamericano de Administrações Tributárias é uma organização internacional, sem fins lucrativos, fundada em 1967 e com sede no Panamá, responsável pela troca de informações entre as administrações tributárias de mais de 40 países. O Centro trabalha em parceria com as administrações tributárias dos países e fornece assistência necessária para a modernização dos modelos de arrecadação de tributos.