Uma noite para celebrar o conhecimento acerca dos tributos, essenciais para um Estado eficiente e uma sociedade consciente de seus direitos e deveres. Assim aconteceu na noite da última quinta-feira (28), na Sede da Afresp, a cerimônia que sagrou os vencedores do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2019. Além dos 19 finalistas das categorias Escolas, Instituições, Imprensa e Tecnologia, diversas autoridades marcaram presença no evento.
A oitava edição do Prêmio Nacional de Educação Fiscal registrou recorde de inscrições, o que ratifica, mais uma vez, a importância dos tributos para a construção de uma sociedade mais justa. O presidente da Afresp e vice-presidente da Febrafite, além de anfitrião da noite, Rodrigo Keidel Spada, iniciou a celebração ressaltando que, para transformar o país, é preciso que haja uma consciência cidadã e para isso a educação fiscal é fator determinante. “A educação fiscal é um instrumento de transformação social. É através dela que é possível formar cidadãos. Em oito edições do Prêmio, a Febrafite reafirma o valor do conhecimento, da cidadania, da função social do tributo e, sobretudo, o valor da educação”, afirmou Spada.
O presidente da Febrafite, Juracy Soares, lembrou que a missão dos servidores públicos é, não apenas prestar serviços, mas oferecer um serviço de excelência, com a dignidade e o respeito que a sociedade merece. “É gratificante ver uma ideia criada há oito anos ser abraçada por todas as entidades que participam hoje do Prêmio. Nossa missão é levar à sociedade brasileira a real noção de que é ela que financia todos os serviços públicos que demanda”. O presidente aproveitou a ocasião, ainda, para convidar os presentes a saudarem os professores com uma salva de palmas, profissionais essenciais na disseminação da educação fiscal.
O evento contou com autoridades de diversos estados do país, entre elas o Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles. Ele lembrou a importância da questão fiscal, uma vez que a educação fiscal é mais que educar a população, é entender o funcionamento do país e dos serviços prestados pelo Estado. “O imposto é uma contribuição de todos ao funcionamento da sociedade”, ressaltou o secretário.
A oitava edição do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2019 bateu recorde de participações, com inscrições de 331 trabalhos de todo o País. Confira quem foram os vencedores da edição:
Categoria Escolas:
1º lugar: Escola Estadual Luiz Salgado Lima – Leopoldina (MG)
2º lugar: EMEI João Franciscatto – Santa Maria (RS)
2º lugar: Escola Municipal de Ensino Fundamental Pão dos Pobres Santo Antônio – Santa Maria (RS)
3º lugar: Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Drª Maria Amália Queiroz de Souza – Santarém (PA)
Categoria Instituições:
1º lugar: Universidade Estadual de Maringá (UEM) Maringá (PR)
2º lugar: Prefeitura Municipal e Secretaria de Finanças de Horizonte – Horizonte (CE)
Categoria Imprensa:
1º lugar: Priscila Palma Stadler Corrêa – Rede Paranaense de Comunicação – RPC Maringá (Afiliada Globo no Paraná)
2º lugar: Aline de Oliveira Lima – TV Verdes Mares (Afiliada Globo no Ceará)
Categoria Tecnologia:
1º lugar: Game Brewers – Citizen Adventure – Bruno Dias – São Paulo (SP)
2º lugar: Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – São Paulo (SP)
2º lugar: Centro universitário de João Pessoa (UNIPÊ) – João Pessoa (PB)
Clique aqui e confira as imagens do evento.