Levando-se em conta os custos crescentes de mercado, bem como novos desafios na defesa da classe dos AFRs e, ainda, o fato de que o último reajuste se deu há três anos e meio (início de 2016), o valor da mensalidade da AFRESP passará para R$117,57 neste mês de julho.
O incremento representa 12,69% em relação ao valor anteriormente cobrado de R$104,33. Deve-se destacar que o total arrecadado pela Associação com mensalidades no ano custeia aproximadamente 25% das despesas e investimentos que são desembolsados ao longo do exercício, excluídos os valores relativos à AMAFRESP. Isso se dá pelo fato de que outras fontes de receitas são relevantes para fazer face aos custos necessários ao funcionamento da entidade e para bem representar a nossa classe, como é o caso de fontes de investimentos e comercialização de produtos e serviços aos associados com preços competitivos.
Por fim, ressalte-se que o aumento da mensalidade foi aprovado pela Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo em 2018, quando da aprovação da proposta orçamentária para o ano de 2019, como prevê o Estatuto Social e as normas internas da AFRESP.