Afinal, como é calculado o valor do seguro?
[datar]
Por que o meu seguro ficou mais caro? Como é calculado o valor do seguro? Essas são algumas das principais perguntas feitas pelos associados que procuram ou renovam o seguro no InvestAfresp.
O seguro é um contrato que obriga a seguradora acordada a indenizar o segurado em caso de sinistro [roubo, furto ou acidente] e seu cálculo é feito de acordo com perfil do condutor, modelo do automóvel e de fatores estatísticos.
“O valor do seguro é baseado no risco de sinistralidade ao qual o veículo está vulnerável. Quando preenchido o questionário de perfil, a seguradora consegue avaliar todos os fatores que implicam no aumento ou redução da possibilidade de o segurado passar por um sinistro. Por isso, é essencial que não haja omissão de informações”, explicou o corretor da BNCES, Bernd Nestrojil.
Bernd ressalta algumas atitudes dos segurados que influenciam o preço final do seguro. “Assim como a forma de pagamento, o segurado que não tem nenhuma multa na CNH ou que transporta crianças no veículo é considerado motorista defensivo e ganha desconto na apólice de seguro”, relembrou.
Outro fator relevante no cálculo do seguro é a premiação na renovação com os bônus da classe, que são descontos progressivos. “A classe de bônus começa em zero no primeiro ano e pode chegar até 10, o que representa uma economia considerável no valor do seguro do veículo. Vale lembrar que o desconto é vinculado ao segurado e não à seguradora ou ao carro”, comentou o corretor do InvestAfresp.
Confira as características que influenciam no valor do seguro:
Perfil do Motorista
Idade, sexo, histórico de multas e acidentes
Região de residência (CEP) – garagem ou estacionamento
Trabalha com o veículo ou é para lazer
Tempo de habilitação
Modelo do veículo
Marca, ano de fabricação, estilo e valor do veículo
Fatores externos
Carro compartilhado com motorista de até 25 anos
Tipo de cobertura
Valor da franquia