Conselho Deliberativo designa Comissão Eleitoral
[datar]O Conselho Deliberativo se reuniu na manhã do dia 20 de maio, na sede da Afresp em São Paulo, e contou com a presença de 17 Conselheiros titulares e dois suplentes.
O presidente do Conselho, Paulo Henrique Cruz, abriu os trabalhos, citando a função do C.D, que é a de ser o guardião do Estatuto Social da Afresp. Foi colocada em discussão a ata da reunião do dia 18 de março, que foi aprovada. O próximo item da pauta da reunião foi a leitura do Relatório de Acompanhamento Orçamentário do 4º trimestre de 2016, pelo presidente da Comissão Fiscal, Henning Mario Von Rautenfeld. Foi observado que as contas da Afresp no período analisado estão de acordo com o orçamento aprovado.
Na análise dos dados, foi notado que o Centro de Convivência de Ribeirão Preto passou a ser mais utilizado depois da sua reforma: foi inaugurado o novo salão de eventos, com infraestrutura adequada a receber eventos diversos, e o novo campo de futebol, com melhores instalações.
Os Conselheiros discutiram bastante a respeito dos itens do Relatório de Acompanhamento Orçamentário, tanto para tirar dúvidas quanto para apresentar sugestões. O parecer da Comissão Fiscal foi aprovado por unanimidade.
Em seguida, foi discutida a formação da Comissão Eleitoral. Os AFRs Sergio Mazzoni (presidente), Ayrton Cardomingo Junior e Newton Dessico como secretários foram aprovados por unanimidade pelos membros do Conselho.
O item seguinte foi a leitura de um ofício da diretoria Executiva sobre esclarecimentos a respeito da contratação de um colaborador da Afresp. Depois, os Conselheiros tiveram acesso a dados do Quadro Funcional da Afresp, em cumprimento ao art. 30, inciso XIX.
Os Conselheiros tiveram acesso a requerimentos do Conselheiro Antonio Lourenço Colli a respeito do Plano Plurianual da Afresp, implantação do protótipo do médico da família da Afresp, alteração no link do portal Amafresp para acesso à rede credenciada, emissão de relatório fotográfico das fases das obras da Afresp e a revisão do processo eleitoral. Dois requerimentos foram retirados da pauta: o do Plano Plurianual e do médico da família, por solicitação do próprio Conselheiro, que não pôde estar presente à reunião.
Foi mencionada uma ação da Amafresp para trazer mais benefícios aos associados: o Programa Saúde do Idoso, com o objetivo de mapear e cuidar dessa importante e crescente população, que necessita de acompanhamentos específicos, com adoção de cuidados que priorizem ações focadas no grau de risco e na capacidade de recuperação clínica. A Amafresp também conta com uma geriatra à disposição, a dra. Talita Junqueira, que tira dúvidas e orienta os colegas com mais de 65 anos.
Foi citada outra ação da Amafresp, o bate-papo com a nutricionista do Lapinha Spa, no dia 22 de junho, às 17h, na sede da Afresp. Na ocasião, os colegas serão recepcionados com um coquetel saudável e participarão do sorteio de um voucher para se hospedar por três noites no spa.
O item seguinte foi a comunicação do desligamento da Conselheira Valéria Carrijo da Comissão de Saúde. Atendendo ao pedido do presidente Paulo Cruz e de todos os Conselheiros, ela decidiu por permanecer na Comissão até o fim da gestão.
Em seguida, foi discutido o Ofício Afresp-P Nº 30/2017, que trata da autorização de levantamento de propostas da venda do Centro de Convivência do Vale do Paraíba, localizado em Caçapava. Foi apresentado um abaixo-assinado dos associados da região, manifestando a vontade dos colegas na compra de um C.C. de menor porte para o município de Taubaté e a aquisição de um imóvel próprio para a Sede Regional de São José dos Campos, ainda que isso implique na venda do C.C. de Caçapava, dada a sua subutilização. Levantou-se a necessidade de determinar o valor do C.C. e de possíveis compradores do empreendimento.
Após a apreciação da proposta, o Conselho deliberou que as propostas de eventuais compras sejam trazidas ao C.D. para estudo, antes de serem submetidas à Assembleia Geral Extraordinária.
Já nas disposições finais, foi citada a inauguração do salão de eventos do Centro de Convivência de Araçatuba, que acontecerá em 27 de maio, a partir das 11h. O processo de construção, gestão e, agora, de inauguração foi bastante elogiado pelos Conselheiros. Foi citada também a importância da participação dos Conselheiros no 11º Congresso Nacional, 6º Internacional e 2º Encontro Luso-Brasileiro da Febrafite, que acontecerá de 11 a 14 de junho em Fortaleza/CE. O presidente Paulo Cruz solicitou que os nomes dos Conselheiros sejam definidos até o final da próxima semana.
Em seguida, foi colocado em discussão o envio do Boletim do Conselho Deliberativo aos colegas e o acesso ao cadastro completo dos associados. Foi aprovada a realização de uma reunião do presidente do Conselho com o presidente da Afresp sobre a organização de norma sobre o uso do cadastro da Associação.
O assunto seguinte foi sobre a adequação dos artigos do Estatuto que tratam do processo eleitoral da Afresp. Foi sugerida a alteração no número de Conselheiros. Será criada uma comissão para estudar o assunto.