Presidente Rodrigo Spada fala sobre o VIVA no 13º Congresso de Direito Tributário
[datar]O Presidente da Afresp, Rodrigo Spada, foi convidado, nesta sexta (19), para compor a mesa de debates sobre o ICMS e a necessidade de sua reforma. O evento faz parte do 13º Congresso de Direito Tributário, Constitucional e Administrativo da Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande (MS). Acesse a programação completa do evento.
Essa foi uma oportunidade de apresentar o Movimento VIVA, que entra em sua reta final com a realização do Seminário Internacional Tributo ao Brasil, nos dias 29 e 30 de maio. O projeto defende que o País, cada vez mais pobre, produz bem menos do que deveria por causa da estrutura anacrônica e disfuncional do ICMS, tributo da base do consumo.
A mesa também contou com a exposição do Professor da FGV-SP, Eurico de Santi, e os debatedores, presidente do Sindifisco do Estado do Mato Grosso, Ricardo Bertolini, e o Analista na Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Thiago Moreira da Silva. O Agente Fiscal de Rendas associado à Afresp Argos Campos Ribeiro Simões também ministrou um workshop durante o evento.
O Congresso, realizado entre os dias 18 e 19, contou com expoentes do direito público para debater e compartilhar experiências relevantes na área. Além das palestras, oficinas e apresentação de trabalhos científicos também foram conduzidas por estudantes e especialistas da área tributária.
Entenda o Movimento VIVA
Liderado pela Afresp e com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Movimento VIVA traz um alerta para a urgência de uma reforma tributária da base do consumo. O Seminário internacional é o ponto alto do projeto estruturado em duas fases anteriores: Rodadas Regionais, série de encontros em que os profissionais do fisco associados à Afresp discutiram evidências e possíveis soluções para a Crise do Fisco Paulista; e o Workshop Preparatório, ocasião em que participantes selecionados na etapa anterior foram orientados por consultorias especializadas e aprofundaram os trabalhos e as propostas mais relevantes, discutidos durantes as Rodadas.