Creche de São Bernardo do Campo recebe R$ 50 mil do Fundafresp para instalar cobertura na área externa
[datar]O espaço é grande: são 90 crianças que passam o dia na Creche Jesus de Nazareth, em São Bernardo, cuja construção contempla um edifício com dois andares. O térreo é onde fica a cozinha e o refeitório, onde crianças de 2 a 3 anos se alimentam várias vezes ao dia. Na parte de cima estão as salinhas de aula. Na área de fora, vários espaços estão destinados a atividades com as crianças.
Mas há um problema: não existe uma cobertura na parte externa para proteger as crianças em dias de chuva. É quando as “tias”, como são chamadas as funcionárias e voluntárias que trabalham na Creche, levam até as salas de aula as panelas grandes com comida quente, de forma que as crianças não se molhem e fiquem adoentadas.
O risco dessa operação é grande, afinal, não são poucas as panelas, pratos, garfos, colheres e copos que serão transportados ao andar de cima – isso se algo não cair pelo caminho. Por isso, a Creche precisa instalar uma cobertura externa de policarbonato (um material plástico leve e altamente resistente) para que as crianças possam descer ao refeitório e acessar as demais áreas da instituição em segurança.
E foi com esse projeto que a Creche foi a escolhida pelos filiados do Fundafresp do ABCD no Edital 001/2016, que elegeu projetos de reforma e/ou ampliação das instalações de entidades assistenciais. A entrega dos R$ 50 mil, que possibilitará a compra e colocação da cobertura, foi ontem (11/05), na própria creche.
Com os olhinhos bem abertos, mas ressabiadas, que elas conheceram o grupo que entregou o cheque: o coordenador do Fundafresp, José Roberto Rosa; o diretor Auxiliar do Fundafresp no ABCD, Pedro Rosálio; e o Delegado Regional Tributário, Marcio March Garcia. Por outro lado, a equipe pôde conferir a real necessidade das crianças atendidas na Creche, e atestar que a doação do Fundo será de enorme importância.
“Me sinto aqui representando todos os fiscais da Afresp que contribuem coletivamente para o Fundo. A doação de hoje é muito significativa”, disse o Delegado Marcio March Garcia. Já o diretor Pedro Rosálio foi um dos fundadores do Fundafresp, e estava emocionado. “Estou lembrando do início de tudo, quando fizemos um abaixo-assinado e entregamos ao [João Eduardo] Dado, na gestão dele, para criar o Fundafresp. Eram poucas entidades no começo que recebiam os recursos, e depois de tantos anos, olha como está hoje! E vejo também o quanto é importante poder ajudar estas crianças que, no futuro, vão dirigir nosso país!”.
A diretora da Creche, Maria Aparecida Esteves dos Santos, está diretamente envolvida com as crianças atendidas. “Essa doação é muito importante para nós. Agora as crianças não vão precisar andar na chuva, e as tias não vão precisar subir para entregar as refeições para elas”.
A irmã Adriana, da Congregação Irmãs Pias Operárias de São José, veio da Itália e há quase 40 anos está instalada em São Bernardo. Ela, que foi a única da sua Congregação a vir para o Brasil, cuida de várias creches na região, defende de maneira ferrenha os direitos das crianças – e também está muito presente na vida delas. “Essa doação é uma providência de Deus. É muito o que estamos recebendo hoje, essa cobertura externa vai fazer a diferença!”.
O coordenador José Rosa, que já realiza um trabalho grande em Sorocaba com a Pastoral do Menor, anda por entre as pequenas mesas do refeitório e conversa com as crianças que estão almoçando no momento. Ele, tão bem quanto os demais membros do grupo da Afresp, sabe que, com a cobertura de policarbonato, a chuva não vai ser mais um problema enquanto elas estiverem na Creche. Elas podem não entender muito do que aconteceu naquela hora, mas vão saber que a chuva não vai ser mais um problema no seu dia a dia daqui para a frente.