Fechar
Home Notícia Equipe do Movimento Viva esclarece dúvidas na 5ª Rodada Regional

Equipe do Movimento Viva esclarece dúvidas na 5ª Rodada Regional

21 de fevereiro de 2017 Notícia

Equipe do Movimento Viva esclarece dúvidas na 5ª Rodada Regional

[datar]

Ao final do primeiro período da 5ª Rodada Regional, participantes relataram questionamentos e sugestões sobre a primeira etapa do Movimento VIVA. O evento acontece nesta terça (21), em Ribeirão Preto (SP).

A primeira dúvida surgiu a respeito dos conteúdos compartilhados entre os AFRs durante o evento. Participantes queriam saber qual será o destino de todas as informações discutidas na Rodada. O diretor de Assuntos Estratégicos e Comunicação da Afresp, José Roberto Lobato, respondeu que todo o material será selecionado e armazenado para posterior envio à CAT. “Chegaremos a um consenso sobre o diagnóstico da base e traremos as experiências individuais para dentro do Movimento”, explicou.

Lobato também explicou que a plataforma ‘Sistema de Solução Compartilhada’ vem para consolidar e registrar toda a matéria-prima, fruto das discussões. “Neste modelo vivo, nós temos a interpretação precisa do mapa da crise e as possíveis saídas para ela”, relatou.

Uma das coordenadoras do projeto, Marta Freire, completou afirmando que o sistema é apenas uma ferramenta, que servirá de apoio para organizar todo o conhecimento adquirido. “O sistema que é aberto, possibilita ao usuário adequar os problemas e as propostas a tipos de categorização diferenciados. Com isso, iremos enriquecer o debate”, afirmou.

DSC_4076
Diretor de Assuntos Estratégicos e Comunicação, José Roberto Lobato, responde a dúvidas dos participantes.

Confira abaixo outros questionamentos: 

Na prática, de que maneira esse sistema vai ser utilizado?

Segundo José Roberto Lobato, serão dois momentos em que a ferramenta servirá de subsídio para construção de um debate maior. O primeiro deles será durante o Seminário internacional. “Faremos uma síntese de todo o debate das Rodadas Regionais durante o Workshop preparatório e, em seguida, apresentaremos esses resultados no Seminário Internacional”.

A Afresp apresentará uma proposta de Reforma Tributária?

De acordo com o presidente da Afresp, Rodrigo Spada, é mais viável posicionarmos a entidade de classe como agente de um debate sobre as crises do fisco e tributária. “A chance de uma reforma tributária elaborada pela Afresp emplacar é pequena, pois ficaria evidente a parcialidade da proposta”, esclareceu.

Quais serão os atores relevantes convidados para o debate?

Além da representatividade interna do fisco estadual, a última etapa do projeto busca reunir autoridades fazendárias e governamentais, membros da academia, especialistas internacionais, políticos, jornalistas e representantes do setor produtivo.

Além disso, o projeto já conta com apoio da Coordenadoria de Administração Tributária (CAT) e o próprio Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que possui um peso grande de influência nas discussões, além de entidades como o Centro de Cidadania Fiscal (CCiF), Centro Interamericano de Administrações Tributárias (CIAT), FGV e Unicamp.

Acesse também matéria que esclarece o que é o Movimento Viva. 

 

Tags:


Clique aqui
Atendimento Afresp
Olá, bem-vindo à Afresp. Como podemos ajudar?