Afresp participa do I Colóquio Internacional de Sociologia Fiscal
[datar]O presidente da Afresp, Rodrigo Spada, participou nesta quinta-feira, dia 10 de novembro, do I Colóquio Internacional de Sociologia Fiscal da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em Brasília.
O Colóquio, realizado em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB), visa lançar uma perspectiva para além da abordagem jurídica clássica do tributo, a partir da noção como fato social e da dimensão sociopolíticas nas sociedades contemporâneas. O curso foi dividido em Tributação e Sociologia; e Tributação, Política e Sociedade.
Confira a programação:
1º painel – Tributação e Sociologia
A sociologia fiscal: balanço e perspectivas com o professor da Universidade de Reims (França) Marc Leroy; A sociologia fiscal e o direito tributário com o professor da Universidade de Aix-Marselha (França) Thierry Lambert; As interfaces entre as sociologias econômica e fiscal com a professora da Universidade Federal de Pelotas Elaine da Silveira Leite.
2º painel – Tributação, Política e Sociedade
O debate contará com exposição da professora da Universidade de Lille-2 (França) Audrey Rosa (Imposto e solidariedade); da professora da Universidade de Ottawa (Canadá) Geneviève Tellier (A eleição do Governo Trudeau e o impacto sobre a política fiscal canadense); e do professor da Universidade para o Desenvolvimento do Vale do Itajaí Joacir Sevegnani (Revoltas Fiscais no Brasil: lições para o presente).
A diretora da Escola Fazendária do Estado de São Paulo (Fazesp) Gabriela Lubies; e o AFR Abrãao Dantas da CTG também compareceram no I Colóquio Internacional.