Fechar
Home Notícia Reunião do Conselho Deliberativo discute assuntos de interesse da classe

Reunião do Conselho Deliberativo discute assuntos de interesse da classe

20 de setembro de 2016 Notícia

Reunião do Conselho Deliberativo discute assuntos de interesse da classe

[datar] O Conselho Deliberativo se reuniu em 17 de setembro na sede da Afresp, e contou com a presença de 23 Conselheiros, sendo 15 titulares e oito suplentes. Pela mesa diretora, estiveram presentes o vice-presidente do C.D. Luiz Carlos Benicio, que representou o presidente Paulo Henrique Cruz, e o 1º secretário, Pedro de Oliveira Abrahão.

Pela diretoria Executiva, compareceram o 1º vice-presidente e diretor da Amafresp e de Inscrição, Alexandre Lania Gonçalves, representando o presidente da Afresp, Rodrigo Keidel Spada; o diretor Financeiro, Denis da Cruz Mângia Maciel; e o diretor de Comunicação, José Roberto Soares Lobato. O vice-presidente Benício concedeu a palavra ao diretor Alexandre Lania, que agradeceu a presença de todos do Conselho, em nome do presidente Rodrigo Spada.

reuniao_conselho_set2016

O primeiro item da pauta foi a ata da Reunião Ordinária do C.D., em 26 de agosto, que foi aprovada por unanimidade. O item seguinte foi a leitura do Relatório de Acompanhamento Orçamentário do 2º trimestre de 2016, feito pela Comissão Fiscal. O presidente da Comissão, Thiago Martins, apresentou os pontos mais importantes do documento, e recomendou sua aprovação.

O diretor Denis foi questionado sobre o andamento da construção do Centro de Convivência Urbano da Capital (CCU), cujo valor foi aprovado em reunião do C.D. em 2015, e que consta no relatório de acompanhamento do 2º trimestre. Denis disse que o processo da assinatura do contrato está na fase final, e que também o projeto arquitetônico elaborado para a reforma dos dois andares que abrigarão o CCU será aproveitado.

reuniao_conselho_set2016_1

O Conselheiro Henning Mario von Rautenfeld lembrou como foi a concepção do CCU, e disse que a obra vai beneficiar muito os colegas que trabalham no Predião e os que vêm do interior.

O assessor da mesa diretora, Roberto Chiaverini, ressaltou que o valor das reformas feitas em imóveis alugados deve ser descontado do valor total do aluguel. O diretor Denis disse que, por ser um investimento relevante, o departamento Jurídico da Afresp tem trabalhado com essa informação.

O Conselheiro Paulo Henrique do Nascimento perguntou se os investimentos que foram orçados para 2016 não tiverem sido realizados na sua totalidade até o fim do ano, se serão realocados para 2017. O diretor respondeu que sim, haverá a realocação, e o Conselheiro Paulo pediu um esforço da Diretoria para que o orçamento seja realizado até o fim do exercício, se possível, mas com bastante responsabilidade.

reuniao_conselho_set2016_2
O Conselheiro e presidente da Comissão Fiscal, Thiago Martins, e o diretor Financeiro, Denis da Cruz Mângia Maciel

Foi colocado em votação o relatório da Comissão Fiscal, que foi aprovado por unanimidade.

Em seguida, adentrou-se no item da pauta referente à criação do Fundo de Apoio ao AFR. O presidente em exercício do Conselho, Luiz Carlos Benicio, determinou que o item fosse retirado da pauta para que os Conselheiros possam levar a proposta de criação do Fundo para suas bases, de forma a apresentá-lo aos colegas. Decidiu-se, entretanto, ouvir as opiniões dos Conselheiros.

Após ampla discussão, foi proposta a leitura do parecer da Comissão Fiscal para elucidação dos pontos favoráveis e desfavoráveis à criação do Fundo. O parecer da Comissão Fiscal se manifestou contrário à sua criação. O assunto foi muito debatido pelos Conselheiros, que fizeram várias sugestões sobre alguns artigos do regulamento, ficando clara a necessidade de maior discussão sobre o tema. Apesar de vários Conselheiros manifestarem-se pela votação imediata da matéria, o presidente em exercício do Conselho, Luiz Carlos Benicio, conforme já havia decidido, retirou o tema da pauta para que fosse melhor estudado.

Outro assunto discutido foi sobre o contrato de prestação de serviços de recontratualização e revitalização dos credenciados da Amafresp. O diretor da Amafresp, Alexandre Lania Gonçalves, apresentou dois colaboradores da Amafresp, o coordenador operacional administrativo, Alexandre Palácio; e a coordenadora de credenciamento, Liliana Torres de Barros de Antônio, para explicar aos Conselheiros como esse processo foi feito.

reuniao_conselho_set2016_3
O diretor da Amafresp, Alexandre Lania Gonçalves, o coordenador operacional administrativo, Alexandre Palácio, e a coordenadora de credenciamento, Liliana Torres de Barros de Antônio

Primeiramente, Lania disse que a recontratualização foi uma exigência da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e que, portanto, deveria ser feita. Para tanto, a Amafresp contratou a auditoria e consultoria Deloitte. Os colaboradores explicaram a complexidade da recontratualização e como funciona o setor de credenciamento da Amafresp.

Para Lania, a recontratualização será benéfica para a Amafresp, tanto para atualizar os dados dos credenciados quanto para modernizar os procedimentos de registro de atendimentos entre a Amafresp e o credenciado.
Depois de bastante discussão e esclarecimento de dúvidas, o relatório da Comissão Fiscal sobre a Recontratualização dos credenciados Amafresp foi aprovado por unanimidade.

O item seguinte da pauta foi sobre a campanha “#somostodoscontribuintes” da Afresp em outdoors em rodovias. O diretor de Comunicação, José Roberto Soares Lobato, explicou aos Conselheiros como a campanha foi elaborada e pensada. O objetivo foi promover a imagem da classe de maneira indireta, trazendo o consumidor final também como contribuinte de impostos. Lobato disse que o custo da Afresp foi somente com a impressão das lonas para os outdoors, visto que os espaços foram cedidos gratuitamente, assim como a elaboração das peças publicitárias.

reuniao_conselho_set2016_4
O diretor de Comunicação e Assuntos Estratégicos, José Roberto Soares Lobato

Para Lobato, na semana de lançamento da campanha, foi anunciado o PLP 257, que mobilizou o funcionalismo público e desviou as atenções para as discussões em Brasília. Os Conselheiros discutiram bastante sobre a finalidade da campanha e o momento no qual ela foi apresentada. Foi votada a elaboração de um ofício para a diretoria Executiva solicitando mais informações sobre a campanha, que foi aprovada, e recebeu dois votos contrários.

A alteração do regulamento do Fundafresp – Casa do AFR foi outro assunto da pauta da reunião. O vice-presidente Benício disse que recebeu um ofício da diretoria Executiva para divulgar dois regulamentos do Fundafresp, um feito pela Diretoria e outro feito pelo Conselheiro João Álfaro Soto, para que sejam publicados no site da Afresp, postergando, assim, as decisões.

O próximo assunto da reunião foi sobre o funcionamento das Comissões Técnicas do Conselho Deliberativo. O Conselheiro Paulo Henrique do Nascimento, que fez o requerimento para colocar o assunto em pauta, disse ser importante enviar uma pesquisa de satisfação aos associados para saber como eles veem o trabalho da Afresp, de forma a munir a Diretoria Executiva com os problemas apontados pelos colegas. A ideia de dar sequência à pesquisa e à elaboração das perguntas foi aprovada.

O presidente em exercício, Luiz Carlos Benicio, informou aos Conselheiros que há um levantamento das ações judiciais nas quais a Afresp é autora ou ré, e os Conselheiros podem procurar a Secretaria do C.D. para conhecê-los.

O item seguinte foi sobre a prestação de contas do Fundafresp, com a distribuição dos recursos às entidades em forma de doações mensais ou pelas premiações por projetos. Foi aprovado um ofício solicitando à Diretoria Executiva a prestação de contas do Fundafresp.

Ao fim da reunião, foram discutidos outros assuntos de interesse da classe. Com relação ao centro de compras da Afresp e às renovações dos seguros de automóveis, alguns Conselheiros relataram problemas e ficou decidido que os Conselheiros os relatassem à mesa diretora, os quais serão discutidos com a Diretoria Executiva.

Foi informado também pelo 1º secretário, Pedro de Oliveira Abrahão, que, recentemente, ele e o presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Cruz, estiveram no Palácio dos Bandeirantes conversando com o chefe da Casa Civil, deputado Samuel Moreira. Foi conversado a respeito do momento difícil pelo qual passa a classe, e solicitada a intervenção com o governador sobre as reivindicações da classe.

Por fim, o vice-presidente Benício informou sobre o envio do ofício à Associação dos Auditores de Tributos de Goiânia e também à Câmara Municipal daquela cidade parabenizando pela aprovação de emenda que assegura o status de carreira típica de estado aos auditores de tributos de Goiânia, o que causou um impacto extremamente positivo.


Clique aqui
Atendimento Afresp
Olá, bem-vindo à Afresp. Como podemos ajudar?