Escola de Minas Gerais ganha Prêmio de Educação Fiscal da Febrafite
[datar]No dia 24 de novembro, aconteceu a entrega do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2015, da Febrafite, na Embaixada de Portugal, em Brasília.
O prêmio, que tem como objetivo valorizar projetos que trabalham com o resgate da função social dos impostos na sociedade e também realizar o acompanhamento dos gastos públicos do Brasil, contou com a presença do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e do presidente da Febrafite, Roberto Kupski.
Na edição deste ano, mais de 100 projetos foram inscritos para o prêmio, que, desde o seu lançamento, em 2012, conta com a parceria da Escola Administração Fazendária (Esaf).
Na Categoria Escolas, a vencedora do prêmio foi a Escola Municipal Rosália Andrade da Glória, de Congonhas (MG), com o projeto Gentileza gera Gentileza e Cidadania. Em segundo ficou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Antônio de Sousa Pedroso – Indígena Borari, de Santarém (PA), com o projeto Educação Fiscal: Cidadania e Diversão. Em terceiro, ficou o Colégio da Polícia Militar Nader Alves dos Santos, de Aparecida de Goiânia (GO), com o projeto Educação para Cidadania Fiscal.
Já na Categoria Instituições, o Programa Conciliar é Uma Atitude (Conciliação Fiscal Integrada), da Vara de Execução Fiscal do Distrito Federal – TJDFT ficou em primeiro lugar. Em segundo, ficou o Projeto Conscientizar para Preservar o Mundo – Lições de Cidadania, da Prefeitura da Estância Turística de Avaré (SP) (Secretaria Municipal de Educação).
O Projeto Conscientizar para Preservar o Mundo, de Avaré, que ficou em segundo lugar na premiação, recebeu o apoio da AFR aposentada Deira Alizia Visentin Villen, que hoje ocupa o cargo de secretária de Administração e Assistência e Desenvolvimento Social da cidade. Quem recebeu o prêmio foi a supervisora de Ensino de Avaré, Adalta Aparecida Marani.
Veja abaixo os dez projetos finalistas em ambas as categorias.
Categoria Escolas:
Educação para Cidadania Fiscal – Aparecida de Goiânia (GO)
Educação Fiscal: Aprendendo Cidadania – Barroso (MG)
Gentileza Gera Gentileza e Cidadania – Congonhas (MG)
Pequeno Cidadão, Educação Fiscal na Educação Infantil: Aprendendo a Reconhecer a Função Social dos Tributos – Manaus (AM)
Conscientização Fiscal – Santa Vitória do Palmar (RS)
Educação Fiscal: Cidadania e Diversão – Santarém (PA)
Categoria Instituições:
Conscientizar para Preservar o Mundo- Lições de Cidadania – Prefeitura da Estância Turística de Avaré (Secretaria Municipal de Educação) – Avaré (SP)
Conciliar é Uma Atitude (Conciliação Fiscal Integrada) – Vara de Execução Fiscal do Distrito Federal – TJDFT – Brasília (DF)
Programa Municipal de Educação Fiscal Construindo a Cidadania no Oeste do Pará – Prefeitura de Santarém (PA)
Programa Educação Fiscal – Aprendendo na Escola – Prefeitura de Planalto (RS)