Presidente da Afresp participa da abertura do X Encontro Nacional de Administradores Tributários – Encat
[datar]
O presidente da Afresp, Rodrigo Keidel Spada, participou na terça-feira, dia 20 de outubro, do X Encontro Nacional de Administradores Tributários (Enat), no prédio do Ministério da Fazenda, em São Paulo. Com o lema “Sinergia e Participação”, na 10ª edição serão abordados temas sobre a administração tributária, os negócios no Brasil e, principalmente, assuntos determinantes para a simplificação das obrigações tributárias.
O encontro é conhecido no cenário nacional como um dos mais importantes plenários de integração e troca de experiências entre os fiscos, com a finalidade de racionalizar custos, eliminar entraves burocráticos, facilitar o cumprimento das obrigações tributárias e aprimorar o controle e a fiscalização por parte dos órgãos governamentais.
Rodrigo comentou que a realização do 10º Encat representa uma ótima oportunidade para a busca de respostas para problemas tributários que o país enfrenta. “Não posso deixar de dizer que, com muita expectativa e esperança, os debates aqui realizados representam um momento de superação. Acredito que as palestras serão guiadas pela determinação de tornar a nossa classe (de Auditores Fiscais e dos Agentes Fiscais de Rendas) protagonista de um processo de reconstrução dado, assim, aos legítimos interesses do Estado e da sociedade”.
O secretário Renato Villela lembrou que o custo de conformidade é um dos principais componentes do custo Brasil. “É fundamental que haja troca de experiências entre os fiscos das diversas esferas com uma visão muito clara de redução dos custos e da burocracia para os contribuintes. Os Fiscos devem se juntar com a visão de tratar melhor o contribuinte, permitindo que ele possa dedicar cada vez mais seu tempo à sua atividade “, disse.
Compuseram a mesa de abertura o diretor do Centro Regional de Treinamento da Escola de Administração Fazendária em São Paulo (Centresaf/SP), Marcos Antônio Oliveira Fernandes; representando o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) Paulo Ziulkoski, o Wesley Rocha; e Alberto Macedo, subsecretário da Receita Municipal de São Paulo, representando Marco Aurélio Santos Cardoso, presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf).
O evento é promovido pela Receita Federal, Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico de São Paulo sob a coordenação logística da Superintendência Regional da Receita Federal na 8ª Região Fiscal.