25/07, Dia do Escritor: projeto do AFR Laé de Souza distribui livros no aeroporto de Congonhas
[datar]Os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e o Afonso Pena, de Curitiba, participam do projeto Viajando na Leitura, em comemoração ao Dia do Escritor, comemorado hoje (25/07). A iniciativa, que conta com o apoio da Infraero, é do grupo Projetos de Leitura, criado pelo AFR e escritor Laé de Souza, que procura incentivar o hábito da leitura entre crianças, jovens e adultos.
Em Congonhas, entre as 8h e 14h, 1500 livros serão distribuídos aos passageiros no saguão de embarque, na área externa. Já em Curitiba, 500 livros serão disponibilizados, entre as 10h e 12h, também na seção de embarque. Os livros vêm com uma frase na capa, “Leia e esqueça-me por aí”, e a ideia é exatamente esta: assim que o livro é lido, ele pode ser deixado em outro lugar, para dar continuidade ao projeto. Na primeira página da obra, uma etiqueta traz mais informações sobre o Viajando na Leitura.
“Facilitar o acesso aos livros é uma das maneiras de incentivar a leitura. A proximidade com o livro, permite que o indivíduo desenvolva melhor a sua ortografia, imaginação, criatividade e a possibilidade de desfrutar de muitas histórias interessantes. Faz muito bem à criança ter a leitura de um livro compartilhada com os seus pais. Sair para o trabalho, passeio ou voltar para casa e receber um livro pode criar curiosidade e despertar o interesse pela leitura e quem sabe criar o hábito de ler com os filhos. Por que não? ”, diz Laé de Souza.
O Projetos de Leitura foi fundado em 1998, em São Paulo, pelo colega Laé de Souza, que é autor de várias obras, como Acontece, Acredite se Quiser!, Coisas de Homem & Coisas de Mulher, Espiando o Mundo pela Fechadura, Nos Bastidores do Cotidiano (impressão regular e em braille); e os infantis Quinho e o seu cãozinho – Um cãozinho especial, Quinho e o seu cãozinho – Novos amigos, Quinho e o seu cãozinho – Férias na fazenda, Quinho e o seu cãozinho – Acampamento escoteiro, Nick e o passarinho falante, Sofia – Ser solidário é dez, Quem sou eu, Minha história, Radar, o cãozinho, Quinho e Bia e a sua gatinha Pammy.
Além do Viajando na Leitura, outros projetos idealizados por Laé são o Ler é Bom, Experimente (destinado a alunos a partir do 3º ano do ensino fundamental); o Leitura no Parque (empréstimo de livros de Laé de Souza para os visitantes de parques); Dose de Leitura (obras de Laé disponibilizadas em hospitais); Caravana da Leitura (venda a preço simbólico de seus livros em praças públicas); entre outros. Acesse o site Projetos de Leitura e saiba mais!