Fechar
Home Notícia Resultado do Programa Prevenção à Distância

Resultado do Programa Prevenção à Distância

2 de outubro de 2017 Notícia

Resultado do Programa Prevenção à Distância 

[datar]

No 2º semestre de 2016, a Amafresp iniciou um programa de rastreio de câncer de mama e colo de útero em mulheres que não realizaram seus exames de mamografia e citologia oncótica (papanicolau) nos últimos dois anos em diversas cidades do estado.  O programa foi amplamente divulgado nos boletins da  Amafresp e também nas mídias sociais do plano.

Esta medida de prevenção foi adotada pelos seguintes motivos:

• segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a realização destes dois exames está relacionada com a diminuição da mortalidade em mulheres;

• segundo meta da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) para planos de saúde, seguindo padrões científicos, o ideal seria que 60% das mulheres entre 50 e 69 anos realizassem a mamografia. Na Amafresp, este número está muito abaixo, por exemplo, em 2016,esta taxa foi de 34%;

• quanto ao câncer de colo de útero, apesar da Amafresp estar  um pouco acima da média anual da ANS (que é de 28% de mulheres entre 25 e 59 anos), há um grande número de mulheres que não realizaram tais exames nos últimos dois anos.

O Programa de Prevenção à Distância enviou cartas às associadas que, no último biênio, não realizaram a mamografia ou o papanicolau, alertando sobre o fato e seus perigos. Esse informativo também continha um pedido médico assinado para que elas pudessem realizar estes exames na rede credenciada.

“Foram alertadas 648 filiadas, mas infelizmente apenas 50, ou seja, 8%, utilizaram esta facilidade para realizar seus exames. Ainda 92% necessitam realizá-los”, explica o diretor da Amafresp, Alexandre Lania Gonçalves. Ele ainda informou que, apesar da baixa adesão, o setor de Prevenção da Amafresp continuará firme com o programa e irá tentar fazer um trabalho ainda mais personalizado com estas filiadas.

Não custa lembrar que, segundo informações do Instituto Nacional de Câncer, a estimativa para o Brasil, biênio 2016-2017, aponta a ocorrência de cerca de 600 mil casos novos de câncer.

 

Tags:


Clique aqui
Atendimento Afresp
Olá, bem-vindo à Afresp. Como podemos ajudar?