Fechar
Home Sem categoria Projeto de São Paulo fica em 1º lugar no Prêmio de Educação Fiscal 2016

Projeto de São Paulo fica em 1º lugar no Prêmio de Educação Fiscal 2016

10 de novembro de 2016 Sem categoria

Projeto de São Paulo fica em 1º lugar no Prêmio de Educação Fiscal 2016

[datar]

Já imaginou fiscalizar e controlar os gastos públicos de uma cidade como São Paulo? Com o projeto Cuidando do meu bairro da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), vencedora da categoria Instituições do Prêmio de Educação Fiscal 2016, será possível.

Nesta quarta-feira, dia 9 de novembro, aconteceu a solenidade do Prêmio de Educação Fiscal, uma ação da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf), que visa valorizar e promover a transparência da arrecadação tributária. Para o presidente da Afresp, Rodrigo Spada, o prêmio de Educação Fiscal é o melhor instrumento para criar conscientização política, democrática e social no cidadão brasileiro. “O projeto é inovador porque ele traz o cidadão para participar ativamente do gasto público. Além da abrangência nacional, o prêmio incentiva e dá importância para pessoas que, anonimamente, trabalham para desenvolver a cidadania fiscal”, afirmou Spada.

Na edição deste ano, 141 projetos de 18 estados e do Distrito Federal, divididos nas Categorias Escolas e Instituições, foram inscritos para o prêmio. O estado de São Paulo venceu em duas categorias. O Projeto Cuidando do meu bairro, que ficou em primeiro lugar na Categoria Instituições, é um aplicativo desenvolvido pelos alunos da graduação e pós-graduação da universidade e disponibiliza um mapa e informações sobre as obras da Prefeitura de São Paulo em tempo real. Atualizada diariamente, a plataforma utiliza o georreferenciamento para localizar os pontos nos quais há obras em andamento.

Na Escolas, a EMEI/EMEF Professor Alaor Xavier Junqueira, de Caraguatatuba, ficou em terceira colocada com o tema “Vivendo a Cidadania com Atitudes Valiosas”. O projeto envolve crianças que estão nos 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e conscientiza a importância da realização de assembleias e palestras sobre o tema Educação Fiscal. Além disso, as crianças de Caraguatatuba visitam estabelecimentos comerciais para conferir se é emitido Nota Fiscal e o quanto é cobrado em impostos sobre os produtos que adquirem.

Tags:


Clique aqui
Atendimento Afresp
Olá, bem-vindo à Afresp. Como podemos ajudar?