Fechar
Home Classista Por que a substituição tributária é incompatível com o IVA?

Por que a substituição tributária é incompatível com o IVA?

17 de abril de 2018 Classista

Ângelo de Angelis, AFR e especialista em substituição tributária, explica por que o modelo de substituição tributária é incompatível com o novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), modelo proposto pelo Centro de Cidadania Fiscal (CCiF).

Angelis é autor da dissertação de mestrado O imposto sobre o valor agregado e o ICMS no estado de São Paulo, defendida em 2016 na Universidade de Campinas (Unicamp), que pode ser conferida aqui.

 

Descrição da imagem para celular:

” A substituição tributária transforma o IVA de multifásico em imposto unifásico, anulando todas as vantagens inerentes às suas características intrínsecas. Ao interromper os elos entre débitos e créditos, anula o mecanismo neutralizador (e não cumulativo) do imposto. Além disso, distorce a formação de preços, onera o capital de giro das empresas, instiga formas mais sofisticadas de sonegação, afeta decisões de investimento, provoca injustiças fiscais e prejuízos para pequenas empresas, além de sobretaxar setores formalizados do varejo. Em poucas palavras, a substituição tributária é a negação do próprio IVA”,  AFR Ângelo de Angelis. 

 

 

Tags:


Clique aqui
Atendimento Afresp
Olá, bem-vindo à Afresp. Como podemos ajudar?