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“Objetivo será oferecer produtos cada vez mais inovadores aos associados”, diz novo gerente do InvestAfresp

8 de maio de 2018 InvestAfresp

No ramo de seguros desde 2010, Welington Santos, 32 anos, é especialista em Pedagogia Empresarial pela FMU e pós-graduando em Gestão Comercial de Seguros pela Escola Nacional de Seguros (Funenseg). Na área profissional, acumula larga experiência em diversas áreas de atuação: foi técnico de emissão de seguros, com passagem pela área de treinamento e desenvolvimento, até migrar para o cargo de supervisão em empresas de grande e médio porte, como a Porto Seguro, local em que atuou por seis anos.

Na Afresp, Santos iniciou sua trajetória no pós-venda como supervisor de backoffice, em 2017. Neste ano, enfrenta um novo desafio como gerente: liderar uma equipe de quase 20 colaboradores do InvestAfresp, oferecer produtos cada vez mais inovadores e perfilados aos interesses dos associados e manter o crescimento constante do departamento.

“Nosso principal objetivo sempre será oferecer o melhor atendimento e os melhores produtos aos associados. Nesse sentido, devemos consolidar as ações do departamento, contribuindo para a vida saudável da Associação e gerenciando riscos de maneira estratégica”, diz Santos.

Em entrevista, ele fala com propriedade quais as perspectivas para o setor e o que os associados poderão esperar do InvestAfresp em um futuro a médio e longo prazo. Confira:

Afresp:  Conte um pouco da sua trajetória profissional até os tempos atuais.

Welington: Em 2010, comecei minha trajetória pela Porto Seguro no cargo de técnico de emissão. Na época, nós recebíamos as propostas de todos os corretores via nacional, analisávamos e fazíamos as devolutivas. Depois de um ano e meio, eu migrei para a área de treinamento e desenvolvimento, que também possuía uma célula de qualidade e resultados. Como instrutor, ministrava treinamentos aos novos funcionários da área de seguros. Neste cargo me estabilizei por mais de dois anos.

Welington Santos assume a gerência do departamento.

Em seguida, fui convidado para ser gestor de uma equipe de 25 colaboradores atuando como supervisor de atendimento. Neste momento, eu liderava a área de Sinistro, Seguro Viagem, Seguro de Vida e Acidentes Pessoais. Também era responsável pela elaboração e avaliação de desempenho, além de alguns processos de recursos humanos que era centralizado na área operacional.

Em 2016, iniciei um novo ciclo em uma startup chamada Bidu Corretora. Lá, eu também era supervisor de backoffice na área de cobrança, sinistro e renovação. Em março de 2017, surgiu a oportunidade de fazer parte da equipe do InvestAfresp também como supervisor.

Afresp: Das suas experiências anteriores, o que é possível absorver de relevante e incorporar ao dia a dia do InvestAfresp?

Welington: No meu ponto de vista, existem dois lados: pela corretora, eu trago a sensibilidade e a preocupação com o associado. Precisamos atendê-lo no que for necessário, de modo personalizado, e mostrar o quanto o benefício é importante em sua vida. Na seguradora, o cenário é um pouco diferente. Existe uma parceria comercial, e, nesse sentido, o corretor é o protegido na tentativa de blindar a seguradora de eventuais riscos.

Na Afresp, o atendimento é diferenciado, porque lidamos com um público mais personalizado, conhecemos e avaliamos as suas exigências. Por isso, temos uma área de sinistro muito mais estruturada, que cuida de cada detalhe e um tratamento que nos cabe dizer: é um diferencial que posiciona a Associação à frente de muitas outras seguradoras do mercado.

Afresp: Quais são os próximos desafios na condição de gestor do InvestAfresp?

Welington: Preocupada com seu futuro sustentável, a Afresp desenvolveu uma agenda robusta de ações até 2030. É claro que o InvestAfresp tem seus próprios desafios, por isso o incluímos em um plano estratégico detalhado que pretende construir um departamento cada vez mais sólido e consequentemente uma Associação mais longínqua.

Novo gerente e a equipe do InvestAfresp, na sede da Afresp.

Nosso principal objetivo é consolidar e ampliar a carteira de associados, criando produtos personalizados, de acordo com o perfil de cada associado, avaliando e gerenciando riscos de maneira estratégica. Na prática, vamos evidenciar o que muitos deles não sabem: nossos benefícios também são estendidos aos filhos, pais e cônjuges. Trabalhamos com parcerias que garantem aos associados taxas muito mais baixas em relação aos bancos de varejo e demais corretoras do mercado.  Está aí mais um diferencial da Afresp.

Afresp: Entre os novos produtos oferecidos pelo InvestAfresp, a Associação tem apostado no Seguro de Vida. Qual a exclusividade desse produto em relação ao mercado?

Welington: O Seguro de Vida oferecido pelo InvestAfresp em parceria com a Mapfre tem vários atrativos. É um produto novo e com taxas menores em relação ao mercado. Um seguro com vários diferenciais, que consegue atrair desde os mais jovens até o público de idade mais avançada, merece ser lapidado por nós.

Por isso, sempre dizemos que o Seguro de Vida é um benefício não só para o associado, mas se estende para a sua família. Nesse sentido, temos produtos, que além de garantir assistência financeira em casos de doenças graves, com recebimento de 20% do capital contratado em vida, também oferecem cobertura de Diária por Incapacidade Temporária (DIT) aos fiscais afastados de suas atividades profissionais.  Com todos esses benefícios, ainda conseguimos reduzir as taxas de carregamento, deixando o valor do nosso Seguro de Vida em média 20 a 30% menor que o mercado.

Afresp: Como trazer produtos mais personalizados, a fim de atender os anseios dos associados?

Welington: Acredito que os recursos tecnológicos devam ser os instrumentos de extensão do nosso trabalho. Utilizar as ferramentas necessárias para entender profundamente o perfil dos nossos associados e oferecer produtos que coincidem com o seu momento de vida é o que vamos fazer em um futuro próximo. Posso adiantar que, em breve, iremos realizar a pesquisa de satisfação da Net Promoter Score, uma ferramenta que será nossa aliada no contato cada vez mais personalizado com o associado. Iniciaremos com o Seguro de Vida e, em um dado momento, estenderemos a pesquisa aos demais produtos.

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