Fechar
Home Notícia Movimento VIVA define agenda sobre reforma tributária para 2018

Movimento VIVA define agenda sobre reforma tributária para 2018

28 de novembro de 2017 Notícia

Movimento VIVA define agenda sobre reforma tributária para 2018

[datar]

Convidados e coordenadores do Movimento VIVA definiram quais serão os rumos do projeto para o ano que vem e as discussões que devem pautar uma possível reforma tributária. Os temas foram debatidos durante a Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, nesta segunda-feira (27), em São Paulo.

“Atendemos o convite da Ordem [dos Advogados do Brasil] para fazer uma participação do VIVA aos conferencistas. A Afresp se apresenta como interlocutora da classe para trazer ao grande público os problemas da tributação e reafirmar a necessidade da reforma tributária, para desatravancar a economia do país”, disse o presidente Rodrigo Spada.

Entre os itens da agenda, o diretor de Assuntos Estratégicos e Comunicação, José Roberto Lobato, afirmou que o próximo período de eleições oferece uma oportunidade de fortalecer um modelo de proposta que siga os critérios defendidos pelo projeto, desde o início de sua trajetória.

(2)
Diretor de Assuntos Estratégicos e Comunicação: José Roberto Lobato

A questão apontada pelo diretor é a de reunir todos os temas polêmicos que norteiam a reforma tributária e convergi-los com as propostas que estão na mesa. Hoje, a proposta do Congresso Nacional, de relatoria do deputado, Luiz Carlos Hauly, e a do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) teriam destaque nessa discussão. A intenção seria buscar pontos em comum e aperfeiçoá-los. “Não há espaço para propostas exóticas”, afirmou Lobato.

Discussões que abordem a lei complementar nº 160, que convalida e prorroga por mais 15 anos os benefícios fiscais concedidos ao setor empresarial, bem como a apropriação do ICMS em nome de uma política de desenvolvimento regional, serão itens que envolverão as discussões em 2018.

(1)
Presidente Rodrigo Keidel Spada

 A sacada do CCiF

Estabelecer um fade in e um fade out entre o velho e o novo imposto é uma proposta que agrada o economista Clóvis Panzarini. A ideia, segundo ele, é a ‘grande sacada’ do projeto de reforma idealizado pelo CCiF e seria basicamente fazer o imposto crescer gradativamente até chegar a sua completa implementação.

O processo iria blindar o setor de negócios, que depende, em grande parte, da manutenção dos benefícios fiscais concedidos pelos estados e, ao mesmo tempo, iria prepará-lo para essa possível transição.

Cumulatividade para dar e vender

A grande polêmica que gira em torno da proposta do Hauly começa com a criação de dois impostos que ‘não conversam entre si’, afirma Panzarini. De um lado, um imposto de bens e serviços – tipo IVA – que seria transferido para as mãos da União; do outro, um Imposto Seletivo, do tipo monofásico, que iria incidir em seis setores básicos da produção econômica.

Segundo a proposta, os estados perderiam em torno de 735 bilhões, que iriam para os cofres da União, mas iriam ganhar dos municípios o ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), quase 3 trilhões. Maravilha? Nas palavras de Panzarini, “nem tanto”.

Os serviços que crescem em âmbito municipal são intermediários e não passam de ‘zero’ arrecadação. “Saúde, educação e transporte urbano não serão tributados altamente. Isso significa que vamos perder a base mais nobre para a União e vamos ganhar uma base que não suporta alta tributação”, disse.

Isso somado a um imposto seletivo que não gera crédito acumulado para o setor de serviços, complicando ainda mais a cumulatividade no sistema. Para Panzarini, “esse modelo propõe uma arquitetura equivocada”, completou.

Convidados:

Participaram da mesa diretora: presidente Rodrigo Spada; o Coordenador Adjunto da CAT: Vanderlei Correa Fidelis; Diretor de Assuntos Estratégicos e Comunicação, José Roberto Lobato; o economista, Clovis Panzarini; e os coordenadores do Movimento VIVA: Rodrigo Frota e Ângelo de Angelis.


Clique aqui
Atendimento Afresp
Olá, bem-vindo à Afresp. Como podemos ajudar?