Fechar
Home Notícia Gramado sedia última reunião do Conselho Deliberativo da Febrafite em 2017

Gramado sedia última reunião do Conselho Deliberativo da Febrafite em 2017

16 de novembro de 2017 Notícia

Gramado sedia última reunião do Conselho Deliberativo da Febrafite em 2017

[datar]

* Por Ascom Febrafite, com alterações Afresp.

Diretoria e dirigentes das associações filiadas à Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) estão reunidos nesta quinta-feira (16), em Gramado (RS), empenhados em discutir uma extensa e importante pauta para o presente e o futuro da entidade nacional durante a última Assembleia Geral Extraordinária de 2017.

A abertura da reunião contou com a presença do secretário adjunto de Fazenda do Rio Grande do Sul, Luiz Antônio Bins; do subsecretário da Receita Estadual do RS, Mario Luis Wunderlich dos Santos; e do presidente do Sindifisco-RS, Celso Malhani de Souza.

Logo no início, o presidente da associação anfitriã Afisvec, Abel Ferreira, agradeceu a presença dos colegas do Fisco estadual presentes na AGE, dos gestores da Sefaz/RS Bins e Mario Luis – manifestando a competência e envolvimento dos dois com as causas do Fisco gaúcho, e ao final parabenizou os três presidentes das filiadas reeleitos recentemente: José Ribamar Damasceno (Asfarn-RN),  Maria Teresa de Siqueira (Afites-ES) e o presidente da Afresp e atual 2º vice-presidente da Febrafite, Rodrigo Keidel Spada.

Coordenado pelo presidente da Febrafite, Roberto Kupski, o encontro trimestral representa uma oportunidade de reunir a Diretoria e os membros do Conselho Deliberativo, que, juntos, discutem temas pertinentes à categoria fiscal, à sociedade e ações da Federação, tais como:  reforma da previdência, leis federais de auxílio aos estados, lei Kandir, federalismo fiscal, reforma tributária.

WhatsApp Image 2017-11-16 at 15.27.41

“A motivação de vocês para participar deste encontro é muito importante. Ao debater esses temas, demonstramos que nossas preocupações estão voltadas para questões da sociedade, muito além das causas corporativas, classistas. Isto confirma o compromisso da Febrafite com o Estado, na busca de soluções para os problemas sociais”, manifestou Kupski.

O presidente da Febrafite também deu as boas-vindas ao presidente eleito da filiada Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Santa Catarina (Affesc), Inácio Erdtmann.

Pela manhã, a AGE apreciou o relatório do Conselho Fiscal e aprovou por maioria a proposta orçamentária para o exercício de 2018.

Também presentes na AGE, os dirigentes: Lirando de Azevedo Jacundá (Febrafite), Rodrigo Spada (Afresp/SP), Geraldo Nogueira (Asfepa/PA), Renato Chan (Amafresp/SP), Sinval Pereira da Silva e Maria Aparecida Neto Lacerda e Meloni (Affemg/MG), Juracy Soares e Ubiratan Machado (Auditece/CE), Lícia Maria Rocha Soares e Maurício Pereira (IAF/BA), Inácio Erdtmann (Affesc/SC), Cleudes Cerqueira de Freitas e Milton Luiz Chagas da Fonseca (Asfeb/BA), Warley Braga Hildebrand (Fiscosul/MS), Valter Agapito Teixeira (Aafit/DF),  Alcides Pereira de Castro (Asfarn/RN), José Caetano Mello Júnior (Aaffepi/PI), Fátima Taher (Fundaffemg/MG), Osvaldo Filho (Affeam/AM), James Garret (IAF Paraná),  Antônio Pereira (Afrafep/PB), Luiz Pontes (Cafaz/CE), Wellington Araújo (Affego Saúde/GO), Tereza Siqueira (Afites/ES), Luiz Antônio Magalhães (Asfal/AL) e Tanísia Martini Vilariño (Afisvec/RS).

3º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais

O Conselho Deliberativo (CD) também debateu a terceira edição do Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais, que acontecerá no próximo ano, em Portugal.

Na oportunidade, foram sugeridos os temas: a importância da Administração Tributária, um debate sobre a terceirização do Fisco com o professor Boaventura de Souza, da Universidade de Coimbra;  debate com o economista Thomas Piketty; dinheiro real versus dinheiro virtual – evasão fiscal e lavagem de dinheiro; securitização das dívidas dos Estados e a garantia dos parcelamentos tributários; mercado versus estado – prerrogativas das instituições de Estado; e análise corporativa sobre indicadores específicos, economia e receita tributária.

A programação do encontro será fechada na próxima assembleia da Febrafite, que acontecerá no período de 15 a 16 de março de 2018, em Fortaleza, quando acontecerá a AGO de aprovação das contas da última gestão e eleição da nova diretoria para o próximo biênio.

* Clique aqui e confira mais fotos no site da Febrafite


Clique aqui
Atendimento Afresp
Olá, bem-vindo à Afresp. Como podemos ajudar?