Fechar
Home Notícia Conheça os vencedores do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2017

Conheça os vencedores do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2017

1 de dezembro de 2017 Notícia

Conheça os vencedores do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2017

[datar]

*Por Ascom Febrafite com alterações Afresp

Os refletores do Estádio Nacional Mané Garrincha, no Distrito Federal, brilharam o céu da capital do país, na noite do último dia 29 de novembro, para o anúncio dos vencedores do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2017. O evento, considerado o Oscar da área tributária nacional, contou com mais de 300 convidados e a participação de representantes de instituições, escolas e auditores fiscais de todas as regiões do país.

O Prêmio, uma iniciativa da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf) e com o Programa Nacional de Educação Fiscal (Pnef), chegou à 6ª edição reconhecendo o trabalho de instituições, escolas e profissionais de comunicação, que trabalham conceitos e práticas de educação fiscal e cidadania. A regulamentação incluiu a categoria ‘Imprensa’ este ano, além das duas já agraciadas desde a criação do Prêmio: ‘Escola’ e ‘Instituição’. Acesse as fotos do evento. 

lobato_premio
Diretor de Assuntos Estratégicos e Comunicação, José Roberto Lobato, participa da entrega de prêmios. Foto: André Rodrigues/Febrafite

No discurso de abertura do evento, o presidente da Febrafite, Roberto Kupski, ressaltou, “acredito na educação fiscal como ferramenta fundamental para o momento crítico que o país atravessa, ao discutir a importância social dos tributos e a sua correta aplicação”.  Ele ressaltou que a educação fiscal colabora para que os futuros governantes construam um país melhor.

Para o diretor adjunto da Esaf, Cláudio Henrique Coutinho, trata-se de matéria que deve permear toda a vida da sociedade brasileira. “A educação fiscal está no DNA da nossa instituição e devemos disseminar esse conhecimento em todo o país”, disse.  Coutinho destacou ainda o compromisso institucional e pessoal de Roberto Kupski,  em organizar o prêmio, afirmando que se trata de “um desejo honesto de fazer um Brasil melhor”.  E ao abordar a necessidade de melhorar a relação da sociedade com o financiamento do estado, citou o filósofo alemão Kant: “É na educação que se assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade”.

Mudanças de hábito têm de ser incorporadas à vida do brasileiro, segundo o coordenador-geral do Prêmio e primeiro vice-presidente da Febrafite, Lirando de Azevedo Jacundá: “Uma nova cultura deve ser absorvida pelas pessoas e pelas empresas, impedindo a fraude fiscal”, comenta. Ele manifestou seu orgulho por estar contribuindo para mais esse feito na Federação: “só através da educação, inclusive a fiscal, se transforma um país.  Estamos plantando sementes para as próximas gerações”.

Na opinião do Secretário de Estado de Fazenda do Distrito Federal, Wilson de Paula, que compõe a Comissão Julgadora, o Prêmio tem se mostrado um grande “incentivador da cidadania fiscal, porque leva ao cidadão o conhecimento das suas obrigações fiscais e dos seus direitos”. Para de Paula, é importante o cidadão entender como se dá o gasto público e perceber a importância da arrecadação, ter consciência tanto da receita quanto da despesa pública.

Escola

A equipe pedagógica da Escola Municipal Filomena de Oliveira Leite, de Curvelo, Minas Gerais, comemorou o primeiríssimo lugar na categoria ‘Escola’, com o projeto ‘Disseminadores mirins – construindo a cidadania’. Em segundo, ficou a Escola Cidadã Integral Técnica de Cajazeiras Professora Nicéa Claudino Pinheiro, de Cajazeiras, na Paraíba, com o projeto ‘Educação Fiscal – sua nota vale conhecimento’.

Na terceira colocação ficou a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Rosilda Wanghon, de Santarém, no Pará, com o projeto ‘Cidadão Nota 10 – Um instrumento para a prática da cidadania’.

Instituição

Na categoria ‘Instituição’, levou o primeiro lugar a Universidade Estadual de Goiás (UEG), com o projeto ‘Educação Fiscal – Um caminho para a coesão fiscal’. Em segundo lugar, foi agraciada a Prefeitura do Município de Estação, no Rio Grande do Sul.

Imprensa

O grande vencedor da categoria ‘Imprensa’ foi o jornalista Danilo Alves, com a reportagem ‘A alta taxa de impostos não é percebida por muitos’, veiculada pela TV Cabo Branco, afiliada da TV Globo na Paraíba.

Sobre o Prêmio

Criada em 2012, a premiação é uma das mais importantes do país na área fiscal. Seu objetivo é reconhecer instituições, escolas, entidades do governo,  empresas e profissionais de comunicação que contribuem com iniciativas para construir uma consciência voltada para o exercício da cidadania.

Ao longo das seis edições do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, foram mais de 600 projetos inscritos. O número mostra o quanto municípios, escolas e instituições estão trabalhando arduamente sobre o tema.

Quem apoia

Esta edição conta com o patrocínio do Banco de Brasília – BRB e o apoio das 27 associações filiadas à Febrafite; da Receita Federal do Brasil; do Centro Interamericano de Administração Tributária (Ciat); do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat); do Sindifisco Nacional; da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp); do Conselho Federal da Ordem dos Advogados (OAB); da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip); da Federação Nacional de Auditores e Fiscais de Tributos Municipais (Fenafim); do Fórum Nacional de Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate); do Grupo Globo; do Correio Braziliense e do site Congresso em Foco.

 


Clique aqui
Atendimento Afresp
Olá, bem-vindo à Afresp. Como podemos ajudar?